Projeto de cinema exibe ‘Dio, Come Ti Amo’ em Amparo

Cinema em Amparo
Mark Damon e Gigliola Cinquetti em cena de Dio, Come Ti Amo Foto: Divulgação

O projeto Luz & Sombras, criado por Nelson Machado Filho, em Amparo, traz como atração da semana o clássico do cinema “Dio, Come Ti Amo”, uma produção italiana e espanhola de 1966. Excepcionalmente, a exibição acontece na terça-feira (11), às 19h30, no auditório da Rádio Cultura FM, na Praça Pádua Salles, no Centro de Amparo. A entrada é gratuita.

O filme, com classificação livre, é estrelado pela atriz e cantora Gigliola Cinquettti, que encantou o mundo ao interpretar a música-tema do longa. O elenco ainda conta com Mark Damon, Micaela Pignatelli e Antonio Mayans. A direção é de Miguel Iglesias.

Dio, Come Ti Amo”, da Titânus Filmes, será exibido originalmente em preto e branco. Destaque para a música de Gianni Ferrio e a fotografia de Cecílio Paniagua.

Sinopse e análise de Nélson Machado Filho
A inesquecível cantora Gigliola Cinquetti interpreta a bela e inocente jovem de família pobre, que se apaixona pelo noivo rico de sua melhor amiga. Emocionados com a paixão da moça, a família a faz se passar por uma princesa para que possa viver este romance impossível.

Na década de 1960, a música italiana viveu um de seus momentos de maior destaque internacional, invadindo as paradas de sucesso de todo o mundo, especialmente aqui no Brasil. Uma de suas principais estrelas era Gigliola Cinquetti.

O filme transmite a magia e o encantamento dos contos de fadas. No Brasil o romance musical fez inesperado e enorme sucesso, com mais de duas décadas em cartaz. “Dio, Come Ti Amo” levou multidões às salas brasileiras de cinema sempre e encantou gerações.

As últimas exibições no País aconteceram no ano de 1984. Este filme serviu como veículo de divulgação para a ascensão da jovem cantora italiana Gigliola Cinquetti.

Logo no início do filme, ela aparece cantando seu primeiro grande sucesso “Non ho L´Etá – Per amarti”, aproveitando a canção que lhe deu o Grande Prêmio no Festival de San Remo, em 1964. Este longa-metragem teve locações filmadas em Barcelona, ​​Catalunha, Espanha. E em Nápoles, na região de Pompeia, na Campânia, Itália.

Em 1966, Gigliola Cinquetti conquistou novamente o primeiro lugar no Festival de San Remo, com a música que a consagrou, “Dio, Come Ti Amo”, de autoria do cantor e compositor Domenico Modugno. A canção fez tanto sucesso que culminou no longa, lançado com o mesmo título, estrelado por ela. No total, a cantora participou de 11 filmes.

Em suas entrevistas, sempre afirma que “a música é o centro da vida”. Atualmente Gigliola Cinquetti tem 72 anos e continua fazendo o que mais gosta: cantar. “Dio, Come Ti Amo” mostra a atmosfera romântica dos anos 60. Ainda hoje, muitos cinéfilos ainda curtem o filme, considerado símbolo daquele romantismo inocente.

Serviço

Evento – Projeto Luz e Sombras
Local – Auditório da Rádio Cultura FM
Endereço – Praça Pádua Salles, 160, Centro, Amparo-SP
Dia – 11 de junho, terça-feira
Horário – 19h30
Entrada – Gratuita
Filme – “Dio, Come Ti Amo” – Originalmente em preto e branco
Produção – 1966 (Titânus Filmes/Itália-Espanha)
Gênero – Romance/Musical
Direção –  Miguel Iglesias
Elenco – Gigliola Cinquetti, Mark Damon, Micaela Pignatelli, Antonio Mayans
Música
 – Gianni Ferrio
Fotografia – Cecílio Paniagua

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *