A Trilha do Barnabé, em Lindoia, é uma opção de passeio para quem gosta de desafios e natureza, perfeita para ser realizada aos finais de semana. A estrada rural faz parte da rota turística “Caminhos pro Interior”, que percorre a Serra da Mantiqueira.
A rota é aberta ao público, com acesso gratuito. Ela possui 3 km de extensão e tem início no bairro do Barrocão, com acesso pela avenida Dr. Antônio Ângelo Merola, próximo à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
O percurso termina em uma pequena capela, com vista panorâmica das cidades da região e um admirável pôr do sol, por isso é procurada principalmente no período da tarde. Quem for retornar a pé deve ficar atento, pois a estrada rural não possui iluminação artificial.
Um pouco antes da subida que leva à capela existe o chamado Bar do “Zé Mandioca”. Quem faz a trilha de manhã tem a oportunidade de tomar café por lá. O local conta com bica d’água, na qual é possível encher a garrafinha.
Experiências de frequentadores
De acordo com a agente de Organização Escolar Paloma Ramalho, a trilha possui um nível de dificuldade médio. “É mais fácil ir a pé do que de carro por conta de alguns trechos íngremes. Do início da trilha, perto da estação de tratamento de esgoto, até o destino final na capelinha, são aproximadamente 3 km. Mas quem quiser também pode optar por seguir uma outra parte até a cidade vizinha, Águas de Lindoia. Neste caso é só acessar o bairro atrás do portal da cidade, o que aumenta a extensão da trilha para aproximadamente 5,9 km”, afirma.
Para o publicitário Josuelde Elias, fazer a Trilha do Barnabé é sempre especial. “É uma sensação única, você se sente parte da natureza”. Ainda segundo Elias, ao chegar ao topo da trilha é possível avistar cidades vizinhas de Lindoia como Águas de Lindoia, Itapira e Socorro. Além disso, o publicitário indica que o passeio permite fazer piquenique e montar acampamento.
Josuelde menciona que é possível acessar a trilha a pé, de carro e de moto. “Carros populares conseguem subir lá normalmente, não precisa ter um 4×4 para curtir o passeio”, aponta.