Socorro expõe sua arte e tradições em São Paulo

Trabalho desenvolvido pela Orquestra de Viola Morena da Fronteira pode ser conferido no sábado, em São Paulo Foto: Divulgação

A estância hidromineral de Socorro foi a cidade paulista escolhida para abrir o projeto “O Interior das Artes Vem a São Paulo”, promovido pelo Museu de Arte Sacra (MAS), no Bairro da Luz. Quem visitar o centenário prédio do século 18, no sábado (21), tem a chance de conhecer toda a diversidade, riqueza e tradições de Socorro expressadas pela arte. A programação acontece das 10h às 17h e a entrada é gratuita.

Artistas plásticos socorrenses ocupam o espaço com obras trabalhadas em diferentes técnicas, como naïf, contemporânea, cerâmica e fotografia. O artesanato e a gastronomia típica da cidade do Circuito das Águas Paulista também podem ser conferidas pelos visitantes durante uma feira montada no MAS.

Outra atração para o público são as apresentações especiais da Congada de São Benedito e Divino Espírito Santo previstas para às 10h e às 14h. Já Orquestra de Viola Caipira Morena da Fronteira traz todo o repertório de música raiz às 11h e às 15h. As exibições acontecem no jardim externo do museu.

O convite para que Socorro fosse o primeiro município paulista a fazer parte do projeto partiu da curadoria do museu e da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

“Trata-se de uma importante oportunidade para a difusão da cultura tradicional socorrense e para a valorização do artista local, que poderá expor sua arte em um espaço histórico”, diz o secretário de Cultura de Socorro, Tiago de Faria, que acompanha a comitiva até a Capital.

Entre os artistas participantes do evento estão Ana Denk Geni Machado, Bernadete Franco, Nilza Fonseca, Francisco D’luccia e Ilse D’luccia (arte nhanduti) e ainda as artesãs Ivone Zanon, Lídia Franciscone, Rose Bozer, Sabrina Ferreira, Luka Fagundes, Ana Assoni, Lourdes Ramos, Rosangela Ferrari, Natália Ferrari, Vânia Cardoso e Eliane Guilherme.

Também expõem em São Paulo Elsa Farias, Rosângela Politano, Marinilda Boulay e Vânia Cardoso (arte naïf); Ulysses Farias, Helcio S. M. Cardoso, Luiz Valdo e Zé Benedito (contemporânea): Rosa Pereira (cerâmica) e o Instituto Totem Cor-Ação (ITC) responsável pela instalação fotográfica em homenagem às Congadas.

A gastronomia regional será representada pelo Rancho Pompeia e Pioneira. Ainda fazem parte da comitiva os integrantes da Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo e da Orquestra de Viola Morena da Fronteira infantil , sob a direção do professor e maestro Ângelo Adriano Correa Pinto.

Serviço

Evento – Projeto “O Interior das Artes Vem a São Paulo” – Socorro-SP
Local – Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço – Avenida Tiradentes, 676, Bairro da Luz, São Paulo-SP
Dia – 21 de setembro, sábado
Horário – Das 10h às 17h
Entrada – Gratuita
Programação
10h às 17h – Feira de Artesanato e gastronomia de Socorro-SP
10h às 17h – Exposição de arte naïf, contemporânea, nhanduti, cerâmica e fotografia de artistas de Socorro-SP
10h – Apresentação da Congada de São Benedito e Divino Espírito Santo
11h – Apresentação da Orquestra de Viola Caipira Morena da Fronteira
14h – Apresentação da Congada de São Benedito e Divino Espírito Santo
15h – Apresentação da Orquestra de Viola Caipira Morena da Fronteira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *