O Corpus Christi, comemorado em 16 de junho, ganhará um toque de cor em Serra Negra. O coletivo “Quadradinhos de Amor”, organização voluntária para produção de peças em crochê e tricô, irá confeccionar um tapete que após a data será transformado em mantas para a doação..
De acordo com Mônica Lopes, artesã fundadora do grupo, a produção depende da doação de lã. “Já temos 20 mantas prontas, Por enquanto faremos um quadro do tapete de Corpus Christi, se conseguirmos mais doações faremos mais uma parte”, explica.
Interessados em contribuir com a iniciativa podem doar qualquer valor por meio de transferência PIX, com a chave 19 99899 1747. Também é possível contribuir deixando os novelos de lã em um dos locais abaixo:
Motopeças Zanona
Avenida Juca Preto, 278
Dora Bolsas
Rua Coronel Pedro Penteado, 310 – loja 6 e 7
Sapataria Godoy
Rua 9 de julho, 83
Sobre a tradição
Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição católica popular, comum em várias cidades do Brasil e Portugal. A prática surgiu em Portugal e foi posteriormente difundida no Brasil durante o período de colonização.
A tradição consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas que formam o trajeto da procissão. Os mais comuns são desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.
Ações do grupo
No último dia 7 de maio, o coletivo “Quadradinhos de Amor” promoveu uma exposição na praça da matriz de Serra Negra. Um total de 424 mantas foram expostas formando um colorido tapete sobre os degraus da igreja.
Posteriormente, os itens foram entregues para o Fundo Social de Solidariedade de Serra Negra, que fará a distribuição para crianças em situação de vulnerabilidade social na cidade por meio da campanha “Amor que Aquece”. Segundo o coletivo, o mesmo acontecerá com as mantas do tapete de Corpus Christi.