O Ministério do Turismo certificou Serra Negra como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro. A ferramenta é um importante instrumento para conhecer o nível de desenvolvimento do turismo nos municípios e, desta forma, identificar as necessidades de investimento e ações de promoção de cada região turística.
Os municípios do país são classificados de A a E no mapa. A definição de cada categoria leva em conta o desempenho da economia no turismo a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. Serra Negra foi incluída na categoria B.
Segundo o secretário de Turismo de Serra Negra, Carlos Tavares, a classificação B é positiva, mas adiantou que o município se esforça para se elevar a categoria A. “É preciso mudar o foco para atingir o público-alvo internacional. Acreditamos que com a construção do fontanário temático e a divulgação da qualidade do café vai provocar um interesse maior desses consumidores do exterior”, diz.
Serra Negra é o primeiro município da região do Circuito das Águas a integrar o mapa na revisão de 2022. O Ministério do Turismo não fazia atualização dos dados desde 2019, em virtude do impacto provocado pela covid-19.
Além da certificação para o município, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Serra Negra também foi o primeiro da região a ser reconhecido no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.