Depois de longa espera, a réplica da “Fontana di Trevi” será inaugurada nesta sexta-feira (12), em cerimônia marcada para às 19h, em Serra Negra. A obra fica na avenida Deputado Campos Vergal, no centro da estância, e busca reproduzir parcialmente o monumento original da capital Roma, na Itália. A programação de inauguração conta com shows ao longo da noite.
A “Fontana di Trevi” de Serra Negra começou a ser construída em fevereiro de 2022. A área é de 370 m², 11,4 metros de altura, a partir do espelho d’água, e 20,4 metros de largura, o equivalente a cerca de 40% da original em Roma, na Itália.
O espelho d’água tem nove bicos distribuidores, quatro motobombas e a cascata possui 55 projetores de luz subaquática em led. O conjunto de esculturas tem 14 peças produzidas por moldes de silicone e gesso, com finalização de revestimento em fibra de vidro.
O espaço de convivência da fonte possui bancos, luminárias e paisagismo. O investimento anunciado pela Prefeitura de Serra Negra para a execução da obra é de R$ 1,6 milhão, sendo R$ 505 mil com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), do governo do estado. O restante saiu dos cofres públicos. Segundo a administração municipal, a construção do monumento visa impulsionar o turismo e homenagear à cultura italiana enraizada na estância no período da imigração.
A original na Itália
A fonte original é a maior, com 26 de altura e 20 metros de largura, construção barroca da Itália e se localiza em Roma. Sua origem é de 19 a.C. como uma simples bacia o aqueduto agua virgo, que abastecia a cidade. No século XVII foi redesenhada e projetada por Nicola Salvi e reinaugurada em 1735.
A construção representa Netuno em uma carruagem puxada por dois cavalos, montados por dois tritões, um mais velho e outro mais jovem. Segundo a lenda se quando visitar a fonte o turista jogar uma moeda vai garantir o retorno à cidade, duas, que se apaixonará por uma ou um italiano (a). E três que casará com sua namorada (o).
Noite de shows
A cerimônia de inauguração da réplica da “Fontana di Trevi”, em Serra Negra, conta com shows confirmados pela prefeitura, As atrações são a Corporação Musical Lira de Serra Negra (Banda Lira), o cantor Tony Angeli e e o espetáculo “A Bella Itália”, que reúne a soprano Giovanna Maira e os tenores Jorge Durian e Armando Valsini.Juntos eles formam o trio “A Bela e os Tenores”.