Monte Alegre do Sul reativa fanfarra e recebe festival

Ensaios já começaram
Monte Alegre Sul volta a ter fanfarra e anuncia Festival de Fanfarras e Bandas para agosto Foto;Divulgação

O dia 5 de agosto, um sábado, será um marco na história de Monte Alegre do Sul. Moradores e turistas terão a chance de ver de perto o resultado da retomada de uma tradição que já fez o nome da estância do Circuito das Águas Paulista ecoar pelos quatro cantos do País.  A Famasul, tradicional Fanfarra da Escola Estadual Professor Clodoveu Barbosa, vai interromper um silêncio de oito anos.

A esperada reestreia acontece durante o Festival de Bandas e Fanfarras, que também retorna à cidade. O evento, parte da grandiosa festa em homenagem ao Padroeiro Senhor Bom Jesus, terá presença de representantes de todo o Estado de São Paulo em um espetáculo único na escadaria do Santuário, no Centro Histórico do município.

Monte Alegre do Sul sempre teve em sua fanfarra um motivo de orgulho, mas o projeto foi bruscamente interrompido. Novos ventos, novos dias e a fanfarra volta a respirar. Sob a regência do maestro Antônio Carlos Ferreira de Oliveira, o grupo formado por 100 pessoas trabalha cada detalhe cuidadosamente para o retorno triunfal.

A Famasul, cujo significado é Fanfarra de Monte Alegre do Sul, ligada à escola Clodoveu, reúne nesta nova etapa alunos da própria instituição, também alunos da Emef Professora Esther Silva Valente, ex-integrantes e interessados da cidade.

Os ensaios acontecem de forma intercalada as terças ou quartas-feiras. Também ocorre as quintas-feiras. Não se pode perder tempo. Tanto é assim que a coreografia é trabalhada aos domingos pelo coreografo Laércio Pereira. Tudo tem que estar perfeito até o dia da reestreia.

“Podemos dizer que a importância do projeto é o papel que desempenha na formação social, educacional e cultural dos participantes. Estar na fanfarra, significa não estar na rua. É ter o tempo ocioso tomado por algo que traz o crescimento como cidadão em todos os sentidos”, analisa o maestro Antônio Pereira.

Pereira também retorna ao projeto depois de oito anos. É ligado a fanfarras desde 1992 e esteve à frente do grupo até 2010. O trabalho rendeu à Famasul dois títulos estaduais, em 2006 e 2007.

O novo grupo é formado por 65 integrantes no corpo musical, mais a linha de frente, com 20 pessoas no corpo coreográfico, três condutores de bandeiras e dois de brasões. A fanfara tem ainda uma baliza, um mor (orientador de músicos)  e sete escudos, além do maestro.

“Voltamos com toda a força e, com muito trabalho, vamos resgatar a tradição da fanfarra em Monte Alegre”, avisa o maestro Antônio Pereira, que a participação da Famasul nas eliminatórias do Estadual a partir de agosto. O sonho é bem mais audacioso, a classificação para as finais do Estadual.

Enquanto as disputas não começam, o grupo busca apoio para a compra de instrumentos por meio de ações sociais e trabalha na tentativa de encontrar patrocinadores.

“Vamos ter uma barraca nas festas que se aproximam para angariar recursos”, revela Pereira. Ele também destaca o apoio de órgãos públicos no trabalho de captação de investidores.

Serviço
Evento
– Festival de Bandas e Fanfarras
Local – Escadaria do Santuário do Senhor Bom Jesus, Centro, Monte Alegre do Sul-SP
Dia – 5 de agosto, sábado
Entrada – Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *