De carro, de bike ou a pé. Pouco importa. Pouco importa também se a viagem é no sistema “bate-volta” ou mais “esticada” para aproveitar o feriadão prolongado em hotéis, pousadas e casas de veraneio. Afinal, ninguém é de ferro. O que importa na real é madrugar nesta Sexta-Feira Santa (14) em Monte Alegre do Sul e marcar presença no ritual do “Fecha Corpo”.
A tradição acontece há quase 70 anos na pequena estância hidromineral do Circuito das Águas Paulista. Os poucos mais de 7 mil habitantes veem o número de pessoas dobrar há décadas. São turistas, que embalados pela fé, percorrem o município para degustar a famosa mistura de pinga com guiné ou arruda.
Diz a tradição que um simples “trago” em jejum as Sextas-Feiras Santas fechará o corpo contra o mau olhado, inveja e outros dos mais variados tipos de tormentos espirituais. Para quebrar o “tranco”, que gole pode provocar, um pãozinho servido com aliche suaviza a passagem do drinque.
E a peregrinação a Monte Alegre do Sul cresce a cada temporada. Ganhou fama no Brasil, quebrou fronteiras, chegou ao exterior. Para quem ainda não conhece o poder da fórmula da benzedeira, que muitos dizem ter sido escrava, Nhá Sabá, aqui vai história.
Sua combinação cachaça, arruda ou guiné, traria de volta a vida de Seo Zezé Valente, um conhecido monte-alegrense, em 1948. Não que ele havia morrido e a bebida o ressuscitou. Mas, Seo Zezé não estava bem.
Médicos e remédios não lhe trouxeram a cura. Nhá Sabá percebeu que Zezé era tomado por males espirituais e lhe receitou o “Fecha Corpo” numa Sexta-Santa. Mas, que tomasse em jejum.
A simpatia funcionou e o próprio Zezé passou a compartilhá-la, primeiros aos amigos. Depois, veio o mundo. Até sua morte, ele manteve a rotina as Sextas-Feiras Santas.
Sem mais Seo Zezé neste mundo, parentes mantiveram a tradição. Logo cedo, coisa de 6h, a Praça Bom Jesus, no Centro de Monte Alegre do Sul, fica amarrotada de gente. É hora de “fechar o corpo”.
Nos tempos modernos, a família ganhou o reforço de adegas, alambiques e bares da cidade que ajudam a manter o ritual o dia todo e não apenas no período da manhã, como chegou a acontecer.
Famosa pela Rota da Cachaça, formada por fabricantes artesanais, Monte Alegre do Sul está em festa nesta Sexta-Feira da Paixão (14).
Adegas e alambiques, como Peterlini, Chora Menina; Nono Rouxinolli; Adega do Italiano; Neno Campanari; Tarcísio Ferreira; Cantinho da Ni; Fazenda Salmo XXIII e Casa da Cachaça, vão oferecer gratuitamente o “Fecha Corpo”.
Além de fortalecer a tradição, a expansão do ritual colabora com valorização dos produtores de Monte Alegre.
Vale tudo para ‘fechar o corpo’
A tradição e a fé são tão fortes que um grupo de bikers de Amparo, cidade vizinha a Monte Alegre do Sul, promete acordar cedo para o desafio batizado de “Pedal do Fecha Corpo”. Eles prometem cumprir pouco mais de 40 quilômetros (ida e volta) atrás da combinação cachaça com arruda ou guiné.
Organizado pelo Catedral Bike Clube, os ciclistas se encontrarão às 6h30 na Praça da Matriz de Amparo e percorrerão trechos de terra e asfalto até o vizinho município.
“É um passeio diferenciado em que vamos poder observar lindos cenários que envolvem as duas cidades e ainda participar de um evento fantástico e tradicional. Sem dúvida uma ótima opção de lazer. Todos estão convidados para pedar conosco”, diz entusiasmado, o carioca Jean Patrick, que participa da organização do “Pedal do fecha Corpo”. A evento é gratuito.
Onde achar o ‘Fecha Corpo’
Adega Peterlini
Onde – Sítio Morro Alto – Adega Peterlini
Endereço – Estrada Municipal para o Bairro Alves s/n, Monte Alegre
Horário – Das 8h as 12h
Informações – (19) 3899-1125
Adega do Italiano
Onde – Fazenda Santa Isabel
Endereço – Fazenda Santa Isabel, Bairro dos Fabrícios
Horário – Das 6h às 16h
Informações – (19) 3899-2026
Adega Chora Menina
Onde – Chácara Santo Antonio
Endereço – Chácara Santo Antonio, Bairro dos Fabrícios
Horário – Das 7h ás 12h
Adega Neno Campanari
Onde – Sítio Santo Antônio
Endereço – Sítio Santo Antônio, Bairro da Barra
Horário – Das 8h ás 14h
Informações – (19) 3899-2583
Adega Nono Rouxinolli
Onde – Sítio Santa Tereza
Endereço – Sítio Santa Tereza, Bairro do Falcão
Horário – Das 8h às 16h
Informações – (19) 99859-4671
Adega Tarcisio Ferreira
Onde – Sítio São José
Endereço – Sítio São José, Bairro Ribeirão dos Limas
Horário – A partir das 7h até o último cliente
Informações – (19) 99821-0019
Fazenda Salmo XXIII
Onde – Fazenda Salmo XXIII
Endereço – Fazenda Salmo XXIII, Bairro Braizinho
Horário – Das 8h às 12h
Informações – (19) 99693-9136
Casa da Cachaça
Onde – Casa da Cachaça
Endereço – Avenida Deputado Narciso Pierone, n. 588, Bairro Mostarda
Horário – Das 7h às 12h
Informações – (19) 3899-2940