Jaguariúna ganha no domingo (12), o Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna, instalado na estação do bairro de Guedes. A programação começa às 10h e tem entrada gratuita. De acordo com a prefeitura, o espaço é o primeiro do gênero na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
O centro, que fica em um patrimônio histórico de Jaguariúna, tem como atrativo abriga uma exposição permanente sobre os costumes e a tradição caipiras. A mostra traz desde a linguagem e culinária típicas, até a música e o folclore, o reforça preservação das tradições e raízes da cidade.
O projeto de criação e implantação do Centro de Cultura Caipira foi elaborado pela Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguariúna já cerca de um ano. “Era um projeto que já tínhamos a ideia de fazer há algum tempo, o bairro Guedes merece, pois é um bairro rural, que preserva as raízes caipiras e tem tudo a ver com esse projeto, explica a secretária Maria das Graças Hansen Albaran Santos.
Ela ainda argumenta que a cidade também preserva suas raízes, tem uma orquestra de violeiros, tem aulas de viola, luteria, além da questão da culinária. “Então esse espaço é muito adequado. A gente quer trazer as pessoas para que a tradição caipira não se perca”, conclui.
Segundo o historiador Fabiano Rizzoni, o projeto é dividido em três salas. Na primeira, o público encontra a história e o artesanato. “Na segunda sala, tem a música caipira, as festas, o cinema e na terceira, há um cenário de uma cozinha caipira, com receitas típicas que poderão ser levadas para casa pelos visitantes”, diz.
Um dos destaques da primeira sala é o Dicionário de Caipirês Paulista, um grande painel com as expressões mais populares da linguagem caipira e sua “tradução”, como “manguaça véia”, “migué” e “óia”. Os painéis também trazem informações e a história da música, culinária, folclore, danças, festas, religião e dialeto caipiras.
O espaço também conta com uma área exclusiva para apresentações artísticas e ensaios da Orquestra de Violeiros do Jaguary.
PROGRAMAÇÃO COM MÚSICA, DANÇA E COMIDA TÍPICA
Além da exposição permanente, a Estação de Guedes também passa a ser a sede da Orquestra de Violeiros, que fará um show especial na inauguração do Centro de Cultura Caipira no domingo (12).
Além da música, a programação traz a apresentação de catira, dança do folclore brasileiro em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. O espaço ainda vai contar com a presença de food trucks, com versões saborosas de comidas típicas caipiras, barracas de artesanato e entrega da Cartilha do Caipira, voltada às crianças.
A Estação de Guedes foi inaugurada em 1945 e passou por processo de restauração em 2012. O trabalho durou cerca de um ano e resgatou um dos principais patrimônios históricos e culturais do município.
Serviço
Inauguração do Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna-SP
Local: Estação de Guedes, bairro de Guedes, Jaguariúna-SP
Dia: 12 de fevereiro, domingo
Horário: 10h
Entrada: Gratuita
Atrações:
Exposição permanente sobre costumes e tradições caipiras
Show com a Orquestra Violeiros do Jaguary
Apresentação de dança da catira
Food trucks com comidas caipiras típicas