‘Fecha Corpo’, corrida e show agitam Monte Alegre

Programação da Semana Santa
Fecha Corpo é a atração da Sexta-Feira Santa, em Monte Alegre do Sul, onde é servida pinga com guine ou arruda e pão com aliche Foto: Andreia Pereira

Monte Alegre do Sul, estância hidromineral do Circuito das Águas Paulista, se prepara para as comemorações da Semana Santa. São dias em que moradores e turistas “invadem” as ruas para a maratona de celebrações e eventos organizados na cidade. Já na Sexta-feira Santa (30), logo cedinho, acontece o ritual do “Fecha Corpo”, no Centro Histórico. Uma tradição que completa 70 anos, em 2018.

Mas os atrativos não param por aí. No sábado (31), a Praça Bom Jesus será tomada por atletas para a 31ª Mini Maratona de Aleluia, “Troféu Armando Salzani“, com largada às 8h. Na mesma praça, à noite, a partir das 21h, o samba pede passagem com o grupo Samba dos Amigos para o “Show de Aleluia”. As atividades são gratuitas, exceto a minimaratona, que tem inscrição paga para quem não mora na estância.

“Fecha Corpo”: Uma tradição de 70 anos
Sexta-feira Santa, em Monte Alegre do Sul, é dia de “fechar o corpo”. Antes mesmo de amanhecer, a principal praça da estância já é tomada por centenas de pessoas.  É hora de seguir a tradição e tomar, em jejum, uma mistura de pinga com guiné ou arruda, acompanhada por um pãozinho com aliche.

A tradição surgiu após a cura de José Valente, morador de Monte Alegre do Sul. Ele ficou doante, procurou médicos, tomou remédios, mas sem resultado. Foi aí que bateu à porta de Nhá Sabá, benzedeira de mão cheia, que o diagnosticou com uma doença espiritual.  Ela lhe indicou uma mistura de arruda ou guiné com pinga, que deveria ser tomada na Sexta-Feira Santa, em jejum.

A fórmula o curou e seo Zezé, como era conhecido na estância, começou a ser procurado para compartilhar o remédio milagroso. Assim começou a tradição. A família, após a morte do patriarca, mantém a rotina e a cada ano recebe mais gente em busca do “fecha corpo”. O horário é das 6h às 9h. Depois desse o horário, são as adegas e alambiques de Monte Alegre do Sul que recebem os turistas ao longo do dia todo.

31ª Mini Maratona volta ao Sábado de Aleluia
Também tradicional, em Monte Alegre do Sul, a Mini Maratona de Aleluia, “Troféu “Armando Salzani” volta a ser disputada no Sábado de Aleluia. A largada será na Praça Bom Jesus, Centro da estância, às 8h. Os competidores correm pelas ruas centaris e estradas urbanas e rurais, em um percurso de nove quilômetros. Haverá premiação para os primeiros colocados de cada uma das categorias e a distribuição de kits.

Show de Aleluia
O Show de Aleluia, acontece no sábado (31),  a partir das 21h. A apresentação é com os Samba dos Amigos. O grupo de oito músicos foi formado em 2017 e propõe o resgate às vertentes mais tradicionais do samba, com referências em grandes artistas consagrados, como Candeia, Cartola, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Adoniran Barbosa, Demônios da Garoa, Beth Carvalho, Almir Guineto, Benito de Paula, Martinho da Vila e outros grandes sambistas.

Serviço

Programação

Sexta-feira, dia 30 de março
Evento – “Fecha Corpo”
Local – Fecha Corpo
Endereço – Rua Capitão Inácio, 242, Centro, Monte Alegre do Sul-SP
Horário – Das 6h às 9h
Entrada – Distribuição da bebida gratuita

Sábado, dia 31 de março
Evento – 31ª Mini Maratona de Aleluia, “Troféu Armando Salzani
Largada –  8h, na Praça Bom Jesus
Endereço – Praça Bom Jesus, s/n, Centro, Monte Alegre do Sul-SP
Percurso  –  9km
Inscrições – Até dia 28 de março
Valores:
Gratuito para moradores de Monte Alegre do Sul
R$ 50 para não moradores
R$ 25 para maiores de 60 anos
Regulamentohttp://www.corpuseventos.com.br/regulamentos/389.pdf

Evento – Show de Aleluia
Local – Praça Bom Jesus
Endereço – Praça Bom Jesus, s/n, Centro, Monte Alegre do Sul-SP
Horário – A partir das 21h
Entrada – Gratuita

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *