Balneário de Águas de Lindoia é repaginado para ampliar a excelência

Pátio interno do Balneário Municipal de Águas de Lindoia que deu início a sua restauração Foto: Andreia Pereira

O Balneário Municipal de Águas de Lindoia, cartão-postal responsável por atrair milhares de visitantes ao Circuito das Águas Paulista, ganha uma “nova vida”. A restauração do complexo, com previsão de entrega para o final do ano, traz à beleza dos jardins de Burle Marx, os murais de Lívio Abramo e a arquitetura de Oswaldo Arthur Bratker para o século XXI.

O espaço é reconhecido no Brasil e no exterior por oferecer ao menos 30 serviços entre banhos de imersão, massagens e duchas, além de diferentes tratamentos indicados para a melhora da saúde corporal e da estética. O balneário conta ainda com piscinas de água mineral, que no Verão se transformam em uma ótima opção de lazer para moradores e turistas. Com a reforma, objetivo é aperfeiçoar ainda mais a excelência que rotula o complexo há muitos anos.

A revitalização do Balneário Municipal de Águas de Lindoia começou em 2018 e o investimento orçado gira em torno de R$ 1,9 milhão. Os recursos foram repassados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), órgão vinculado à  Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. O espaço chega a atender 2 mil pessoas por dia, principalmente em datas especiais, como Réveillon, Carnaval e feriados prolongados. A meta é dobrar este número após o término do trabalho.

Entre os principais serviços já realizados ou em andamento estão a reforma de toda a área de balneoterapia, da sauna, substituição da rede hidráulica, troca e instalação de novas banheiras,  reforma dos elevadores, do espelho d’água, além da revitalização completa do paisagismo de acordo com o projeto original elaborado por Burle Marx.

Marco na história do Circuito das Águas
A construção do Balneário Municipal de Águas de Lindoia teve início em 1954. Muito antes disso, o médico italiano Francisco Antonio Tozzi abriu seu consultório de pau a pique na cidade e passou a estudar a cura para doenças, como reumatismo, através das propriedades medicinais da água, beneficiando inúmeros pacientes atraídos por tratamentos alternativos.

Após sua morte, seu genro tomou para si a missão de construir o espaço e em 1º de novembro de 1959 o Balneário da “Capital Termal do Brasil” foi entregue a Águas de Lindoia, sob a https://www.rotadasaguas.com.br/wp-content/uploads/2022/02/socorro-rota-das-aguas.jpgistrado do governo do Estado de São Paulo. Foi somente em 2012 que voltou à responsabilidade e a fazer parte do patrimônio do município.

Curiosidades sobre o Balneário:

A água mineral das piscinas é azul devido ao alto índice de oxigênio, um dos mais altos do mundo;

O Balneário possui 23 tipos de banhos e quatro tipos de massagens;

A restauração do paisagismo tem o desafio de recompor as plantas originais e será feita pelo Escritório Burle Marx que o projetou originalmente;

Entre os itens já recuperados estão o elevador e o  espelho d´água;

Existe um grupo de voluntários que aplicavam reike no espaço;

A água que abastece o balneário surge do solo a uma temperatura de 28º

Serviço

Para quando a reabrir:
Local – Balneário Municipal de Águas de Lindoia
Endereço – Praça Dr. Francisco Tozzi,1, Águas de Lindoia-SP
Informações https://www.balnearioaguasdelindoia.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *