O “Fecha Corpo” atrai milhares de pessoas todas as Sexta-Feira Santa à Estância de Monte Alegre do Sul. A tradição, quase septuagenária, leva adeptos e curiosos a madrugarem atrás da bebida milagrosa.
Para quem ainda não conhece ou sequer ouviu falar, o Rota das Águas resgata a história, que originou o ritual, e que faz aniversário nesta sexta-feira (14).
Em 1948, José Valente adoeceu. Procurou médicos, tomou remédios, mas sem resultado. Foi aí que bateu à porta da Nhá Sabá, benzedeira de mão cheia, que o diagnosticou com uma doença espiritual.
Para que fosse curado, a receita passada foi uma dose de cachaça, curtida na arruda ou guiné. A bebida deveria ser tomada em jejum nas primeiras horas de uma Sexta-Feira Santa.
Nhá Sabá explicou ao “paciente” que a combinação da cachaça e ervas fecharia seu corpo contra todas as energias negativas, que eram as causas de sua doença.
Seo Zezé, como era conhecido em Monte Alegre do Sul, cidade do Circuito das Águas Paulista, não pensou duas vezes e esperou a próxima Sexta-Feira Santa. Cumpriu à risca a receita de Sabá.
E o resultado foi como esperado. Zezé curou-se e seu corpo foi fechado contra mau olhado, inveja e todo o tipo de doença espiritual. A notícia se espalhou rápido e seus amigos e conhecidos começaram a frequentar a casa de Seo Zezé. A cada Sexta-Feira Santa à procura pela dose milagrosa crescia. Todos queriam o “fecha corpo”, da Nhá Sabá. Era o início da tradição.
Para que todos tivessem acesso à dose, todas as Sextas Santas, Zezé passou a abrir as portas de sua casa. Em jejum, as pessoas tomavam o “fecha corpo”, que era acompanhado de um pãozinho com aliche.
Os anos passaram e mais e mais pessoas compareciam ao “Fecha Corpo”. A fama foi tão grande que se transformou em evento oficial de Monte Alegre do Sul.
Com a morte de Seo Zezé, filhos e netos abraçaram a tradição e oferecem a dose das 6h às 8h.
Adegas compram a ideia
Os familiares de Seo Zezé e voluntários encerram a distribuição da dose às 8h, antigamente acontecia o dia todo. Para que a tradição não seja quebrada e mais pessoas possam tomar a dose, as adegas da Rota da Cachaça, em Monte Alegre do Sul, também abraçaram a tradição.
Conhecida pela fabricação de cachaça artesanal saborosa, adegas e alambiques não servem só essa iguaria. A maioria comercializa doces e quitutes caseiros, que podem ser saboreados no local ou levados para casa.
Adega Peterlini
Além da famosa cachaça na Adega Peterlini, o turista ainda encontrará a decoração temática pascoal, com direito a Osterbaum, árvore da Páscoa tipicamente austríaca.
A árvore tem significado religioso. É montada com galhos secos, que simboliza a morte de Cristo no Calvário e decorada com ovos coloridos que simbolizam sua ressurreição.
“Percebemos que tradição crescia a cada ano e como a família do Zezé limitou o horário das 6h às 8h, os turistas que chegavam à Monte Alegre depois do prazo não mais encontravam a bebida. Então, nós da Peterlini e outras adegas, resolvemos manter viva a história e ampliamos o horário do ‘Fecha Corpo’”, diz Elaine Peterlini.
As doses serão distribuídas gratuitamente. Com o “corpo fechado”, os visitantes têm a chance de conhecer as instalações das adegas. Um passeio diferenciado, com opção de levar para casa, produtos artesanais de primeira linha. Conheça abaixo o roteiro do “Fecha Corpo”. É só escolher.
Serviço
Adega Peterlini
Onde – Sítio Morro Alto – Adega Peterlini
Endereço – Estrada Municipal para o Bairro Alves s/n, Monte Alegre
Horário – Das 8h as 12h
Informações – (19) 3899-1125
Adega do Italiano
Onde – Fazenda Santa Isabel
Endereço – Fazenda Santa Isabel, Bairro dos Fabrícios
Horário – Das 6h às 16h
Informações – (19) 3899-2026
Adega Chora Menina
Onde – Chácara Santo Antonio
Endereço – Chácara Santo Antonio, Bairro dos Fabrícios
Horário – Das 7h ás 12h
Adega Neno Campanari
Onde – Sítio Santo Antônio
Endereço – Sítio Santo Antônio, Bairro da Barra
Horário – Das 8h ás 14h
Informações – (19) 3899-2583
Adega Nono Rouxinolli
Onde – Sítio Santa Tereza
Endereço – Sítio Santa Tereza, Bairro do Falcão
Horário – Das 8h às 16h
Informações – (19) 99859-4671
Adega Tarcisio Ferreira
Onde – Sítio São José
Endereço – Sítio São José, Bairro Ribeirão dos Limas
Horário – A partir das 7h até o último cliente
Informações – (19) 99821-0019
Fazenda Salmo XXIII
Onde – Fazenda Salmo XXIII
Endereço – Fazenda Salmo XXIII, Bairro Braizinho
Horário – Das 8h às 12h
Informações – (19) 99693-9136
Casa da Cachaça
Onde – Casa da Cachaça
Endereço – Avenida Deputado Narciso Pierone, n. 588, Bairro Mostarda
Horário – Das 7h às 12h
Informações – (19) 3899-2940