A inteligência artificial (IA) está revolucionando diversas áreas de trabalho, e o setor de alimentação fora do lar não é exceção. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que 28% dos bares e restaurantes brasileiros já utilizaram IA em algum momento. Esse número demonstra um crescente interesse no uso desse tipo de tecnologia para otimizar operações, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento do negócio.
Os resultados da pesquisa, feita com 2.128 empresários do setor em todo o Brasil, mostraram que, entre os que já adotaram a inteligência artificial, 40% a utilizam para tarefas de marketing, como a criação de peças para redes sociais e campanhas personalizadas. Essas ferramentas permitem que os negócios se comuniquem com seus clientes de forma mais eficaz, aumentando o engajamento e fidelizando novos clientes.
O estudo mostrou também que 26% dos bares e restaurantes já utilizam o ChatGPT para automatizar o atendimento ao público, respondendo perguntas frequentes e direcionando clientes para os canais mais adequados.
A inteligência artificial também vem sendo utilizada para treinar funcionários. Segundo a pesquisa, 13% das empresas estão adotando essa prática por meio de chatbots (programas de computador que simulam e processam conversas humanas) assistentes virtuais e simulações interativas. Além disso, 17% dos estabelecimentos disseram utilizar a IA para a criação ou reformulação do cardápio, precificação dos pratos e na sugestão de novas combinações.
Matheus Mason, presidente da Abrasel Regional Campinas e membro da Executiva Nacional, diz que os impactos da Inteligência Artificial para o setor de bares e restaurantes é brutal.
“Ela já ajuda a melhorar a produtividade das empresas do setor em vários pontos da empresa, como produtividade dos funcionários, controle de estoques, aperfeiçoamento de cardápios, comparativos com a concorrência e até a evitar desperdícios”, explica. “É ilimitado o que dá para melhorar dentro de um restaurante com o uso da IA, mas é preciso ir por parte melhorar custos e faturamento e trazer lucratividade e rentabilidade para o negócio”, finaliza