Universo do café traz as novidades para Serra Negra

Inscrição gratuita
O curso Manejo Agroecológico Sustentável na Cafeicultura é voltado para produtores e pessoas ligadas ao segmento Foto: Cleverson Beje/FIEP

O Serra Café, um dos principais eventos do calendário anual de Serra Negra e do Circuito das Águas Paulista, abre a quinta edição na sexta-feira (17), às 9h, no Centro de Convenções da estância hidromineral. A programação prossegue no sábado (18) e no domingo (19). A entrada é gratuita. A doação de um quilo de alimento não perecível é sugerida pelos organizadores.

A feira foi criada para reunir em um único espaço produtores, empresários, baristas, pesquisadores, estudantes e profissionais ligados ao setor. A proposta é propiciar às pessoas a chance de aprimorar conhecimentos, trocar experiências e conhecer as novidades do mercado da cafeicultura.

O Serra Café traz três dias de exposições de máquinas e equipamentos exclusivos para o segmento, degustação e venda de cafés, além de oficinas e palestras, com especialistas, profissionais e estudiosos da área e que fazem parte de conceituadas instituições. O Centro de Convenções ainda reúne 10 expositores.

O evento também se destaca como um atrativo de lazer para moradores e turistas que estiverem em Serra Negra. O espaço conta com praça de alimentação, food trucks e atividades culturais como dança e muita música.

Entre as atrações estão as apresentações de alunos das escolas municipais de Serra Negra e Cia. Allegro de Dança, da oficina de danças urbanas e ritmos, a presença da Oficina de Viola Caipira, que tem a regência do maestro Ângelo Adriano Corrêa Pinto, além dos shows com a Orquestra de Viola Canto da Serra e com a cantora Júlia Maia.

“Com certeza é um evento diferenciado voltado não só para quem é do setor do café, mas também para o público em geral. Atualmente o Serra Café tem abrangência de 28 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e do Circuito das Águas Paulista, além de municípios cafeeiros de todo o País. Nossa previsão é que ao menos duas mil pessoas passem pelo Centro de Convenções nos três dias do evento”, arrisca o presidente do Sindicato Rural de Serra Negra, José Eduardo Guideti Malagodi.

Serviço

Evento – 5º Serra Café
Local – Centro de Convenções de Serra Negra
Endereço – Rodovia Engenheiro Geraldo Mantovani (Serra Negra-Lindoia), 680, Estância Suíça, Serra Negra-SP
Dias – 17 a 19 de novembro, de sexta-feira a domingo
Horário – 9h
Entrada – Gratuita
Colaboração – 1kg de alimento não perecível
Informações – (19) 99928-2288 ou contato@serracafe.com

Programação

Dia – 17 de novembro, sexta-feira
9h
– Abertura oficial com apresentação de alunos das escolas municipais de Serra Negra e Cia. Allegro de Dança
10h – Competitividade e Comercialização de Cafés – professor Antônio Bliska Júnior – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
10h – Gastronomia – Gastrônoma Beatriz Nomellini – Beecook
11h – Oficina – “Tipos de manejos pós-colheita e suas características: natural, CD, despolpado e fermentado” – Jonas Ferraresso – Engenheiro agrônomo e degustador de café
14h – Oficina – “Valorizando seu café torrado: Métodos de preparo e sua importância para a valorização dos grãos” – Fernando Moreira – Mestre de torra e barista
15h – Manejo sustentável de café e insumos alternativos para café orgânico – Cássio Moreira – Engenheiro agrônomo da Associação Café Orgânico Brasileiro (Acob), PHD em cafés sustentáveis
16h – Gastronomia – Gastrônoma Beatriz Nomellini – Beecook
17h – Oficina Cultural de Danças Urbanas e Ritmos
18h – Conhecendo a Engenharia Agrícola – Professor Rafael Augustus de Oliveira – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Dia – 18 de novembro, sábado
10h
– Verticalização na cadeia do café – Professora Flávia Bliska – Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA)
10h
– Gastronomia – Gastrônoma Beatriz Nomellini – Beecook
11h
– Oficina: “Métodos de secagem de café no Brasil e no Mundo” – Jonas Ferraresso – Engenheiro agrônomo e degustador de café
12h
– Show com a orquestra de Viola Canto da Serra (Serra Negra-SP)
14h – Terraciamento – Estevan Teodoro S. Penha – Engenheiro agrônomo e mestre em agronomia (produção vegetal) Universidade Estadual Paulista (Unesp/FCAV – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal)
15h – Oficina – “Como pedir seu café favorito? Os tipos de bebidas mais populares nas cafeterias”Fernando Moreira – Mestre de torra e barista
16h – Gastronomia – Gastrônoma Beatriz Nomellini – Beecook
18h – Comércio da folha do café, uma nova perspectiva para o produtor – Giceli Feling – Engenheira mestre ambiental
18h30 – Oficina Cultural de Viola Caipira (Serra Negra-SP)

Dia – 19 de novembro, domingo
10h
– Gastronomia com café
10h30 – Show com a cantora Júlia Maia
14h – Encerramento

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *