A paróquia Santo Antônio de Pádua, em Pedreira, abre neste sábado (28) a 47ª edição da Festa de Santo Antônio. A celebração é uma das mais tradicionais da região do Circuito das Águas Paulista. A festa deste ano terá como tema “Santo Antônio Destemido, recupera-se o perdido”. A programação vai até 19 de junho, com programação religiosa e festiva, incluindo shows e quermesse na área externa da igreja. A entrada é gratuita.
As missas serão celebradas de segunda a sexta-feira às 19h30 e aos sábados e domingos, às 18h. Dentro da programação religiosa, acontece também a trezena de Santo Antônio a partir de 1º de junho, que segue até o Dia do Padroeiro, 13 de junho, que terá a participação de padres da diocese e do bispo diocesano dom Luiz Gonzaga Fecchio.
No domingo, dia 12 de junho, será realizada a carreata com a benção de veículos e motoristas. A concentração será no centro de eventos Monsenhor Nilo Romano Corsi, com saída às 9h. O trajeto percorrerá ruas centrais da cidade até a matriz de Santo Antônio.
Já na segunda-feira (23), Dia de Santo Antônio, estão previstas quatro celebrações. A primeira ocorre às 6h. Depois, as celebrações voltam a acontecer às 9h, às 15h e a última às 19h30. Também é no dia 13 a tradicional bênção do “pão de Santo Antônio”.
Durante os finais de semana, a quermesse agita a cidade com uma estrutura de barracas diversas, parque de diversões, além de praça de alimentação com lanches e pastel. Após a celebração das missas, o espaço reservado à festa na lateral da matriz, vai contar com shows ao vivo já a partir deste sábado (28). Confira a programação abaixo.
“Adorai 2022”
A festa anual em louvor a Santo Antônio de Pedreira traz este ano uma novidade, o “Adorai 2022”, que vai celebrar os 35 anos da criação da paróquia. O evento acontece durante a festa de Santo Antônio, de 16 a 19 de junho, no ginásio de esportes da Escola Estadual Dr. Sylvio de Aguiar Maya, em frente à matriz de Santo Antônio.
O “Adorai 2022” conta em sua programação com missas diárias, confissões, pregações e shows com bandas católicas. As apresentações têm como destaques Nilton Júnior da Comunidade Pantokrator em 17 de junho, Eugênio Jorge, da Mensagem Brasil no dia 18, além do Ministério Excelsis e Flavinho no dia 19.
Bolo de Santo Antônio
A adesão degustar a fatia do bolo bento de Santo Antônio está à venda pelo valor de R$ 8 a unidade. Ela pode ser encontrada com agentes de pastorais, fiéis da comunidade ou na secretaria paroquial. O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 14h às 19h, aos sábados, das 8h às 12h e das, 13h às 16h. No domingo o funcionamento é das 8h às 11h.
Quem comprar o bolo poderá encontrar uma das mil medalhas de Santo Antônio distribuídas entre os pedaços do doce. O bolo será preparado, decorado e embalado por voluntárias da comunidade.
A entrega será nos dias 11 e 12 de junho, sábado e domingo, das 8h às 12h, na matriz de Santo Antônio. A renda obtida será revertida para a manutenção da igreja e das ações promovidas pela paróquia.
Bênção dos pães
A bênção dos pães acontece durante as celebrações do Dia de Santo Antônio, em 13 de junho, às 6h, às 9h, às 15h e 19h30 na matriz. É solicitado aos fiéis que levem seus pães para que sejam abençoados.
Segundo o pároco Leandro Torres, a tradição pede que os fiéis repartam os pães bentos com outras pessoas, principalmente os enfermos, simbolizando a multiplicação dos pães, passagem bíblica em que Jesus Cristo ensina a partilhar.
Alguns fiéis também têm a tradição de colocar os “pãezinhos de Santo Antônio” em sacos de farinha e de outros alimentos, com a fé de que nunca lhes faltará o que comer.
História por trás do Pão de Santo Antônio
Antônio se comovia tanto com a pobreza que certa vez distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, os pães tinham sido ‘roubados’. Sem acreditar, foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado.
O padeiro voltou alegre: os cestos transbordavam de pão, tanto que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento. Por conta disso, católicos remetem a fartura ao pão do Santo Antônio.
Festa de Santo Antônio de Pedreira – Programação Religiosa
Trezena
1º de junho (quarta-feira) – 19h – Pe. Frei Flávio
2 de junho (quinta-feira) – 19h – Pe. Francis
3 de junho (sexta-feira) – 19h – Pe. Paulo Henrique
4 de junho (sábado) – 18h – Pe. Everton Nuchi
5 de junho (domingo) – 18h – Pe. Carlos Panassolo
6 de junho (segunda-feira) – 19h – Pe. Ildefonso
7 de junho (terça-feira) – 19h – Pe. Eder
8 de junho (quarta-feira) – 19h – Pe. Reginaldo
9 de junho (quinta-feira) – 19h – Pe. Jamil
10 de junho (sexta-feira) – 19h – Pe. Ademir
11 de junho (sábado) – 18h – Dom Luiz Gonzaga Fecchio
12 de junho (domingo) – 18h – Pe. André Corsi
13 de junho (segunda-feira – Dia do Padroeiro)
6h – Pe. Leandro Torres
9h – Pe. Leandro Torres
15h – Pe. Leandro Torres
19h30 – Pe. Leandro Torres
Festa de Santo Antônio de Pedreira – Shows
28 de maio, sábado – 20h – índio e Anísio
29 de maio, domingo – 20h – Diego Alone
04 de junho, sábado – 20h – New Melody
05 de junho, domingo – 20h – 04 TONS
11 de junho, sábado – 20h – DJ Moisés
12 de junho, domingo 20h – EDZ (MPB e Samba)
16 de junho, quinta-feira – 20h – Alexandre Reys e banda
Local: Área externa da Matriz de Santo Antônio de Pádua
Endereço: Rua Alfredo Martinelli, Vila Santo Antônio, Pedreira-SP
Entrada: Gratuita