Monte Alegre do Sul, estância hidromineral do Circuito das Águas Paulista, comemora sábado (23) sua emancipação, com uma apresentação especial dos corais das Escolas municipais Esther Silva Valente e Raul de Paiva Castro na Praça Bom Jesus, no Centro Histórico, às 20h. A entrada é gratuita.
O avento ainda faz parte da programação especial organizada pela cidade para comemorar as festas de final de ano. Os corais das escolas municipais são compostos por 60 crianças de Monte Alegre do Sul e se apresentam com os músicos Fátima Carradori, Carlos Pelizer, Luis Fernando Corradini e Marcelo Giachetto.
Fátima Carradori é cantora, professora de violão e orientadora do projeto coral nas escolas da Prefeitura de Monte Alegre do Sul. Atualmente estuda no Conservatório de Amparo e se apresenta em parceria com músicos da região e também em sua empresa Doce Melodia, especializada em casamentos.
Carlos Pelizer é cantor, professor de violão e educador musical no Projeto Guri pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Luis Fernando Corradini estudou no Conservatório Integrado de Amparo e tem três CD gravados. É docente na Casa das Artes, em Itapira, no Projeto Guri, em Pedreira e também no Conservatório Integrado, em Amparo. Atualmente toca em diversos grupo da região do Circuito das Águas Paulista, como Desenhando o Choro e Evelin e Banda.
Marcelo Giachetto é professor de música na Prefeitura de Serra Negra e na Escola Adágio, em Amparo. Apresenta-se artisticamente em eventos sociais e corporativos com repertório eclético que abrange desde música erudita até popular.
Monte Alegre do Sul, a Pérola do Circuito
A estância hidromineral de Monte Alegre do Sul tem sua história escrita a partir de 1873 com a construção da capela Senhor Bom Jesus em um terreno doado por Lourenço de Godoy. As primeiras casas logo surgiram ao entorno da construção e o povoado ficou conhecido como Bairro da Capelinha.
Em 1887 a lei provincial 15 a elevou a condição de distrito do município de Amparo, com o nome de Bom Jesus de Monte Alegre, em homenagem ao padroeiro. Nos anos seguintes foram implantadas melhorias, como escolas, agencia postal, luz elétrica, telefone. A inauguração da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em 1890, também, trouxe um maior desenvolvimento.
Em 1944, devido a existência de outra localidade com o mesmo nome, o distrito passou a se chamar Ibiti. O nome atual, Monte Alegre do Sul, foi adotado definitivamente no dia 24 de dezembro de 1944, quando foi elevado à categoria de município após deixar de pertencer a Amparo.
Serviço
Evento – Especial de Natal e Comemoração da Emancipação de Monte Alegre do Sul
Local – Praça Bom Jesus
Endereço – Rua João da Serra, 135, Centro, Monte Alegre do Sul
Dia – 23 de dezembro, sábado
Horário – 20h
Atração – Coral das escolas municipais Esther Silva Valente e Raul de Paiva Castro com os músicos Fátima Carradori; Carlos Pelizer; Luís Fernando Corradini e Marcelo Giachetto
Entrada – Gratuita