Organizadores da 24ª edição da tradicional Festa do Morango de Monte Alegre do Sul divulgaram a programação de shows para sexta-feira (7), sábado (8) e domingo (9). Será o primeiro final de semana do megaevento, que este ano está de volta à Praça Bom Jesus, no Centro Histórico da estância hidromineral do Circuito das Águas Paulista. A festa prossegue até dia 23 de julho. A entrada é gratuita
O retorno às origens, anunciado em maio, tem como objetivo fortalecer o sucesso da festa e oferecer um espaço adequado aos visitantes. Além do local, o evento também foi antecipado. Ao invés de agosto, como em anos anteriores, acontece em julho, época da colheita da fruta.
Férias escolares e a presença acentuada de turistas na região são outros motivos que justificaram a mudança. A expectativa é que ao menos 2,5 milhões de pessoas circulem pelas nove cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista até o final do mês.
Para a edição 2017 da Festa do Morango, os organizadores pretendem mobilizar comerciantes da área central, que passarão a oferecer produtos relacionados à fruta e ao evento em si.
Os proprietários de alambiques e adegas, tradicionais na estância, investirão em pratos e bebidas, em especial licores, com o principal astro da festa, o morango, em evidencia. Descentralizada de um único ponto, os visitantes encontrarão atrações em todos os cantos do município.
Tradição
A Festa do Morango foi criada em 1994 com o objetivo de incentivar a produção da fruta, que foi escolhida não pela quantidade produzida, mas pelo vínculo histórico.
Na década de 1940 através da Estação Experimental do Governo de São Paulo, vinculada ao IAC – Instituto Agronômico de Campinas – Monte Alegre do Sul começou a produzir morangos. Foram desenvolvidas diversas variedades e até hoje a estância hidromineral é considerada uma das maiores produtoras de mudas do Pais.
A estância se destaca pela qualidade de sua produção, baseada na agricultura familiar. Algumas extensas plantações de morango ainda podem ser encontradas em Monte Alegre do Sul.
Centro Histórico
A decisão de promover a Festa do Morango no Centro Histórico de Monte Alegre do Sul foi justificada pelos organizadores como uma forma de oferecer mais conforto aos visitantes e contribuir para fortalecimento do comércio local. Além disso, segundo eles, o Parque Ecológico do Camanducaia, sede do evento nos últimos anos, apresentou problemas de infraestrutura e passará por reformas.
Exposições
Duas exposições farão parte do evento. Uma acontece na Câmara Municipal e apresenta trabalhos de artistas locais. A segunda é organizada pela Associação Pró-Memória e conta a história das culturas de morango e café e da importância da agricultura para a região. São fotos, recortes e maquetes, que podem ser vistos na Estação Mogiana. Ambas abrem sexta-feira e permanecem até dia 23 de julho. A entrada é gratuita.
Serviço
Evento – 24ª Festa do Morango
Local – Praça Bom Jesus, Centro Histórico de Monte Alegre do Sul
Dias – 7, 8, 9, 14,15, 16, 21, 22 e 23 de julho
Entrada – Gratuita
Programação
Exposição “O Trem Chegou Atrasado”
Local – Estação Mogiana
Endereço – Praça Pedrina Maria da Silva Valente, s/n, Centro, Monte Alegre do Sul -SP
Horário – A partir das 10h
Entrada – Gratuita
Exposição Artesãos
Local – Câmara Municipal de Monte Alegre do Sul
Endereço – Praça Coronel João Ferraz, n 45, Centro, Monte Alegre do Sul – SP
Horário – A partir das 10h
Entrada – Gratuita
Sexta-feira, dia 7 de julho
Horários
Palco Principal
14h30 – Coral AMU
18h30 – Apresentação Show dos cães da GM de Serra Negra
19h – Abertura Oficial
19h30 – Cia de Dança Allegro
20h30 – Corporação Musical Santa Cecília
Palco Coreto
10h30 – Hilário Nascimento
Palco da Praça de Alimentação
12h30 – Duo Sotaque Brasileiro
16h30 – Tony Marcos
Sábado, dia 8 de julho
Horários
Palco Principal
16h30 – Violas D´Monte
19h – Grupo de Capoeira Raça e Fundamento
20h30 – Filhos do Bem
Palco Coreto
10h30 – Fátima Carradori
Palco Praça de Alimentação
12h30 – Luana Chimite
18h30 – Fábio e Raphael
Banda Itinerante
15h – Banda Folia
Transitam pela Estação da Mogiana, Praça Bom Jesus e a Praça de Alimentação.
Domingo, 9 de julho
Horários
Palco Principal
12h30 – Casa das Artes
14h – Grupo Santa Olímpia de Dança
16h – Grupo de Catira Chão Batido
17h – Mantovani Neto
21h – Made in Roça
Palco Coreto
10h30 – Duo Vou Vivendo
Palco Praça de Alimentação
12h30 – Rômulo e Marcelo
14h30 – Banda Diz no More
18h30 – Jukelias
Banda Itinerante
15h – Banda Itinerante Jazz Band
Transitam pela Estação da Mogiana, Praça Bom Jesus e a Praça de Alimentação.