O “Coletivo das Capelas” lança nesta quarta-feira (20) o livro “Capelas Rurais de Serra Negra-História de Fé”, resultado do trabalho, que inclui as andanças, pesquisas, conversas e visitas feitas pelo grupo em 58 capelas de Serra Negra.
O evento ocorre às 20h no salão de convenções do Hotel Firenze, na rua 7 de Setembro, no centro da estância. A entrada é gratuita.
O projeto foi idealizado e organizado pela escritora Maria Ínez Massaro Alves e contou com a colaboração de outros sete autores que percorreram o município para garantir a preservação da história das capelas, a maioria instalada em propriedades particulares.
“O livro é resgate da história e das vivências em torno destas capelas”, diz a idealizadora. Maria Ínez é paulista de Andradina e filiada à União Brasileira de Escritores (UBE). Doutora em Ciências Sociais pela Universidade estadual de Campinas (Unicamp) e professora universitária, a autora traz no currículo publicações como “Pulseiras de Berloques”, “Raízes da Ramalhada – histórias da Serra Negra Rural” e “Sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário”.
A nova obra traz imagens e e descrições sobre a história de cada uma das 58 capelas visitadas em Serra Negra. Além de Maria Ínez, o “Coletivo das Capelas” tem a participação de Ângela Almeida Amoroso, André Couto Canhassi, Benedita Gomes Rosa, Estela Lutero Alves, Fátima Pedrotti Partiti, Nestor Souza Leme e Vania Machado de Carvalho.
“O livro é um primeiro passo que demos para colaborar com o desenvolvimento cultural e do turismo de Serra Negra”, define Ângela Amoroso, uma das integrantes do coletivo.