Festival transforma Águas na ‘Capital do Teatro’

Teatro gratuito
Cena do espetáculo Aquilo que fica guardado nas memórias, que será apresentado na sexta-feira, dia 26, em Águas de Lindoia Foto: Divulgação

O 2º Festival de Teatro de Águas de Lindoia, edição cenas longas, tem início na quinta-feira (18), no Centro Umuarama. O evento faz parte da programação do Festival de Inverno realizado na estância hidromineral do Circuito das Águas Paulista e prevê 16 espetáculos. As apresentações acontecem durante duas semanas, sempre entre quinta-feira e domingo. A entrada é gratuita.

A mostra reúne produções de 12 companhias de nove cidades de São Paulo e de Minas Gerais. As peças vão concorrer a prêmios em 10 categorias, entre eles os de melhor ator, atriz e diretor. Os vencedores serão conhecidos no domingo, dia 28 de julho, a partir das 20h. O 2º Festival de Teatro de Águas de Lindoia é promovido pela Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer da estância.

O espetáculo “Enigma dos Turins”, da Companhia Ubuntu, de Águas de Lindoia, abre o festival na quinta-feira (18), às 18h. Logo em seguida, às 20h, a Companhia Âmago, de Campinas, apresenta a peça “O Processo”.

Para a sexta-feira (19), segundo dia do evento, três espetáculos estão previstos para o palco do Centro Umuarama, no Centro de Águas de Lindoia. O Coletivo Verum, de Santos, traz “Era uma vez… O gato Malhado e a andorinha Sinhá”, às 16h.

Sueldo Fernandes, de Guarulhos, mostra ao público, a partir das 18h, a obra “Tradição Regional” e para fechar a noite, às 20h, os fãs de teatro têm a chance de acompanhar “O grito da tragédia”, da Cia. Vifan, de São Paulo.

A programação de sábado (20) traz a adaptação do clássico “O Mágico de Oz”, produção da Companhia Ata, de Vinhedo, às 18h, e às 20h, a atração é o espetáculo “O antiamericano – ‘O que eu aprendi no funeral da sua mãe’”, da Companhia Samba da Vida, também de Vinhedo, no interior de São Paulo.

Para encerrar a primeira semana do festival, no domingo (21), o palco do Centro Umuarama recebe “À sua procura”, às 18h, apresentado pela Companhia Ata (Vinhedo) e “Limites da Liberdade”, do Teatro Pop RC, de Mocóca. A encenação começa às 20h.

Segunda semana cheia de atrações
A segunda semana de festival marca a estreia de importantes companhias no evento. A Trupe Trem Teatro, de Monte Sião, Minas Gerais, por exemplo, apresenta duas peças: “Presente online e offline”, na quinta-feira (25), às 18h, e “Sorimê”, na sexta-feira (26), também às 18h.

A representante de Socorro, Cia Ciranda Mágica, leva a Águas de Lindoia na quinta-feira (25), às 20h, o espetáculo “A maldição de Medéia”. O Coletivo Mundaréu, de Campinas, abre a programação de sexta-feira (26) do festival, às 16h, com “Aquilo que fica guardado na memória”. Para às 20h, a atração é “Virgínia”, da Companhia do Útero, de São Paulo.

Para fechar a série de exibições, no sábado (27), véspera da festa de premiação, voltam ao palco os artistas da Cia. Ciranda Mágica, de Socorro, com a peça “Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa”, às 18h. E para encerrar a maratona teatral, às 20h, a Cia. Ubuntu, de Águas de Lindoia, mostra “O médico à força”.

Serviço

Evento 2º Festival de Teatro – cenas longas (Festival de Inverno de Águas de Lindoia)
Local – Centro Umuarama
Endereço – Avenida Nações Unidas, 1190, Centro, Águas de Lindoia-SP
Dias – 18 a 28 de julho
Entrada – Gratuita
Programação de espetáculos
Dia – 18 de julho, quinta-feira
18h
 –“Enigma dos Turins” (Companhia Ubuntu – Águas de Lindoia-SP)
20h – “O Processo” (Companhia Âmago – Campinas-SP)

Dia – 19 de julho, sexta-feira
16h
 – “Era uma vez…o gato Malhado e a andorinha Sinhá” (Coletivo Verum – Santos-SP)
18h – “Tradição Regional” (Sueldo Fernandes – Guarulhos-SP)
20h – “O grito da tragédia” (Companhia Vifan – São Paulo/SP)

Dia – 20 de julho, sábado
18h
 – “O Mágico de Oz” (Companhia Ata – Vinhedo-SP)
20h – “O que eu aprendi no velório da sua mãe” Companha Samba da Vida – Vinhedo-SP)

Dia – 21 de julho, domingo
18h
 – “À sua procura” (Companhia Ata – Vinhedo-SP)
20h – “Limites da Liberdade” (Teatro Pop RC – Mocóca-SP)

Dia – 25 de julho, quinta-feira
18h
 – “Presente Online e Offline” (Trupe Trem Teatro – Monte Sião (MG)
20h – “A maldição de Medéia” (Cia. Ciranda Mágica – Socorro-SP)

Dia – 26 de julho, sexta-feira
16h
 – “Aquilo que fica guardado nas memórias” (Coletivo Mundaréu – Campinas-SP)
18h – “Sorimê” (Trupe Trem Teatro – Monte Sião (MG)
20h – “Virgínia” (Companhia Útero – São Paulo-SP)

Dia – 27 de julho, sábado
18h
 – “Aladdin e a lâmpada maravilhosa” (Cia. Ciranda Mágica – Socorro-SP)
20h – “O médico à força” (Companhia Ubuntu – Águas de Lindoia-SP)

Dia – 28 de julho, domingo
20h
 – Encerramento do 2º Festival de Teatro – Cenas Longas

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *