A 26ª Festa do Morango, em Monte Alegre do Sul, previamente definida como a maior edição de todos os tempos, traz entre as inúmeras atrações uma homenagem ao homem do campo. Quatro tradicionais orquestras de viola caipira do Circuito das Águas Paulista e do Estado de São Paulo se apresentam ao longo da programação, que teve início na noite de sexta-feira (5) e prossegue até o dia 21 de julho (domingo). A entrada é gratuita.
Como a maior parte dos moradores da estância hidromineral vive na zona rural, onde a música sertaneja raiz é predominante, os acordes da viola não poderiam ficar de fora da festa. Afinal é o ritmo que melhor traduz a vida na roça.
Quem a abre a série de apresentações é a Orquestra Violeiros do Jaguary, de Jaguariúna, sob a regência do maestro e luthier José Carlos Dias Bicalho. O show acontece já no domingo (7), às 12h, no palco da Praça de Alimentação, no Centro Histórico.
Bicalho contou ao Rota das Águas, que para o inédito concerto na Festa do Morango preparou um repertório diferenciado, com músicas animadas, que vão contagiar moradores, turistas e, principalmente, os fãs da cultura raiz, “Vamos fazer alguns clássicos como ‘Chora Viola’, de Tião Carreiro e Pardinho, ‘Arrasta pé’, de Tonico e Tinoco e algumas músicas regionais, como ‘Trem do Pantanal’ e ‘Tocando em frente’, de Almir Sater”, adianta Bicalho.
A Orquestra Violeiros do Jaguary se destaca no universo das músicas sertanejas orquestradas. Tem DVD gravado, com a participação do violeiro Mazinho Quevedo, e tem o projeto “Violeiros e Violinos do Jaguary” em pleno desenvolvimento, com a presença de violinistas do projeto “Sinfonia das Águas”, de Poços de Caldas.
No feriado de terça-feira (9), em que se comemora os 87 nos da Revolução Constitucionalista de 1932, o Grupo Esperança de Viola Caipira, de Serra Negra, faz apresentação única, a partir das 11h, no palco da Praça Bom Jesus. É mais uma chance de acompanhar o repertório raiz do universo sertanejo.
As duas últimas atrações que homenageiam o homem do campo, em Monte Alegre do Sul, estão previstas para o último final de semana da Festa do Morango. No sábado (20), às 14h, no palco principal, se apresenta a Orquestra Violas D’Monte, de Monte Alegre do Sul, e no domingo (21), às 10h, também no palco a Praça Bom Jesus, Orquestra de Violeiros de Pedreira faz show sob a regência do maestro Claudinho Cassiani. A corporação se destaca pelos concertos nas Olimpíadas de 2016, no Rio, e no Timor Leste, na Ásia.
Serviço
Evento – 26ª Festa de Morango de Monte Alegre do Sul
Local – Praça Bom Jesus e ruas do Centro Histórico
Dias – 5 a 21 de julho
Entrada – Gratuita
Shows de Orquestras de Viola
Domingo (7/7) – Palco da Praça de Alimentação
12h – Orquestra Violeiros do Jaguary (Jaguariúna)
Terça-feira (9/7) – Palco da Praça Bom Jesus
11h – Grupo Esperança de Viola Caipira (Serra Negra)
Sábado (20/7) – Palco da Praça Bom Jesus
14h – Orquestra Violas D’Monte (Monte Alegre do Sul)
Domingo (21/7) – Palco da Praça Bom Jesus
10h – Orquestra de Violeiros de Pedreira (Pedreira-SP)