O sol nem bem despontou no horizonte e ao menos 10 mulheres literalmente colocam a mão na massa. Os olhos refletem o prazer de integrar a equipe responsável pela preparação de uma das atrações mais saborosas da 60ª edição da Festa de São Sebastião, em Amparo: bolos e rocamboles, que à noite serão rifados e, horas depois, estarão à mesa das famílias iluminadas pela sorte.
Em sistema de revezamento, as voluntárias do Betânia, nome da equipe da cozinha que homenageia a antiga aldeia, hoje cidade a 3km da Velha Jerusalém, onde viveram Maria e Marta, as irmãs de Lázaro, preparam a massa, o recheio e montam os quitutes sem deixar passar um único detalhe.
Para cada um dos três finais de semana de quermesse são produzidos em média 40 bolos em massa de pão de ló e 20 rocamboles. Dois dos bolos são mais elaborados, maiores e levam a imagem de São Sebastião. O trabalho consome cerca 200 ovos, passa de 600 em todo evento, mais farinha e outros ingredientes que incrementam os doces.
“Somos nós também que fazemos os pastéis, desde a massa, o molho e a salsicha do cachorro-quente, às pizzas, além de outros diversificados tipos de lanches e crepes”, avisa Estela Pagan Cera, de 67 anos, e que há mais há 30 participa da organização da quermesse. “Ah, coloca aí que também há assados nas rifas”, conclui.
A voluntária Eliana Srorraz conta que ao menos 400 pessoas participam da preparação de todos os detalhes da festa. Cita a união e a fé em São Sebastião, padroeiro dos militares e protetor contra pestes e epidemias, como as fontes do sucesso. “Dividimos todo o trabalho. Nós preparamos os alimentos, há quem ajuda nas barracas, na limpeza, no bar e no leilão. É uma grande família”, considera.
“É uma grande satisfação estar aqui logo cedo. É um conforto para a mente e a alma. Passamos por muita coisa nesta vida e o voluntariado nos faz seguir em frente com alegria. É muito gratificante”, acrescenta Zilda Triviatello Coutre.
ABERTURA DO CALENDÁRIO OFICIAL DE 2017
A Festa de São Sebastião do bairro Ribeirão, em Amparo, é uma das mais tradicionais do Circuito das Águas e abre o calendário oficial do município. Ela consegue obter a colaboração direita e indiretamente de toda a sociedade. A extensa programação festiva e religiosa dura um mês e a cada temporada a tradição se revigora.
Entusiastas dizem em bom tom que se trata de um evento que começa em um ano e só termina no outro. E tem sua lógica. É que o primeiro dia das comemorações aconteceu no dia 31 de dezembro de 2016, com uma missa celebrada na Matriz de Amparo e que marca o início da visita da imagem peregrina do padroeiro à todas comunidades, sejam elas urbanas e rurais.
LEILÃO DE GADO NO DIA 29
Um dos pontos mais aguardados da festa é o leilão de gado, que conta com a colaboração de criadores da cidade e região. Está marcado para o domingo (29), na capela Santa Rosa de Lima, que fica no quilômetro 121 da Rodovia SP-360, Amparo a Morungaba.
Os animais são doados à organização da festa. O padre Carlos Roberto Panassolo estima que ao menos 30 cabeças serão leiloadas. “Muitos criadores deixaram a atividade e a cada ano fica mais complicado conseguir doações. Mas todos que podem nos ajudam, o que faz do leilão um grande sucesso”, comenta.
Padre Carlos lembra que no dia 29 também será servido o almoço de São Sebastião, no local do leilão. “É mais uma inovação de nossa festa”, diz.
E a equipe Betânia já adianta o cardápio, que ela mesmo irá preparar. O prato executivo de R$ 20 será servido com arroz, feijão, macarrão, carne recheada com calabresa e vinagrete. Porções de torresmo e sorvete são à parte.
Toda a arrecadação será revertida para ações pastorais de evangelização e nas obras para a conclusão do Centro de Pastoral João Paulo II.
PROMESSA CUMPRIDA
A comunidade de São Sebastião de Amparo foi criada em 1957 como cumprimento da promessa de Claudino Antônio Araújo, que pediu a intervenção do santo nascido em 20 de janeiro de 256 em Narbona, na França, contra a epidemia de febre amarela que atingiu a região de Campinas.
“Nenhum caso foi registrado em Amparo e a partir daí começou a se propagar a devoção pelo santo. A Igreja Centenária teve suas obras iniciadas em 1893. Hoje ela está totalmente revitalizada. Fica nos arredores da atual igreja”, mostra padre Carlos Panassolo, que embora seja amparense de nascimento, está na comunidade desde 28 de agosto de 2011.
SERVIÇO
Festa de São Sebastião de Amparo
Local: Centro de Pastoral João Paulo II
Endereço: Rua Dr. Coriolano Burgos, s/n, Ribeirão
Quando: 14,15,20,21 e 22 de janeiro
Hora: 18h30
Entrada: Franca
Telefone: 3807-2648