Para homenagear Jair Rodrigues (1939 – 2014), seus filhos e também músicos, Luciana Mello e Jair Oliveira, trazem a Amparo o show “Tributo a Jair Rodrigues” sábado (29). A apresentação é a principal atração do 17º Festival de Inverno da estância do Circuito das Águas Paulista. O show começa às 20h30 no palco principal da Praça Pádua Salles, no Centro da cidade. A entrada é gratuita.
O show virou um tributo depois da morte de Jair em 2014. Antes a família Rodrigues se apresentava com um repertório mesclado por algumas músicas da Luciana Mello, entre elas o sucesso “Assim que se faz”, outras do irmão Jairzinho, como “Tirando onda”, e os sucessos de Jair Rodrigues, como “Disparada”, por exemplo. Ao final do espetáculo, todos se juntavam e faziam uma grande festa.
Foi esta a lembrança que veio à cabeça de Luciana Mello ao falar ao Rota das Águas na quinta-feira (27), dois antes do show em Amparo. A cantora conta que ela e o irmão resolveram continuar com as apresentações que faziam com Jair. “Quando meu pai se foi, haviam alguns shows dele agendados. A gente fez questão de cumprir os compromissos por ele. Então, simplesmente adaptamos o show “Família Rodrigues” para “Tributo a Jair Rodrigues”. A mudança é que agora cantamos mais as músicas do meu pai”, afirma Luciana.
Dona de uma voz inconfundível, Luciana Mello diz que para o Festival de Inverno a ideia é misturar canções próprias com clássicos do pai. “O público vai poder relembrar ‘Disparada‘, ‘Tristeza‘, ‘Majestade o Sabiá‘, ‘Deixa Isso Pra Lá‘, dentre outros sucessos. Vai ser uma noite especial”, acrescenta.
A artista declara que as expectativas para o show em Amparo são as melhores possíveis. “Como o show gratuito para quem quiser aparecer é só ir à praça para ouvir uma boa música e ver a gente fazer um show com muita alegria”, acrescenta.
Lembrança de Amparo
Ao Rota, Luciana revela que já visitou Amparo algumas vezes quando era adolescente durante as férias. “Também fiz alguns shows há muito tempo”, ressalta. Ela lamenta o fato de não poder ficar mais tempo em Amparo por conta de compromissos, “mas será muito bom rever o público e fãs da cidade. A gente enxerga a vida de outra forma quando amadurecemos, mesmo que o tempo passe a cidade nunca é a mesma, conhecemos outras pessoas também e outro público. Tenho certeza que o show será maravilhoso.”
A cantora se sente feliz por dividir o palco com o irmão e ao mesmo tempo homenagear o pai. “É uma maravilha, porque como a gente quase nunca se vê por conta dos shows, é muito bom quando nos encontramos, colocamos o papo em dia e fazemos música”, revela a Luciana.
Um pouco de Luciana Mello
Luciana Mello teve suas primeiras experiências ao lado do pai e fez sucesso com o single “Assim que se faz“, nome do seu primeiro CD, em 2000. Em seu trabalho mais recente, ela faz uma homenagem ao pai com as músicas “Estrela Sorridente” que compõe o álbum “Na Luz do Samba”. A cantora ainda se divide entre a música e o projeto “Fotografilhos”, proposta que de forma bem humorada Luciana e o marido compartilham o universo dos filhos com dicas de passeios e produtos.
Jair Oliveira, Jairzinho do Balão
Jair Oliveira, o Jairzinho, fez parte do grupo infantil Balão Mágico até se lançar como uma das novas vozes da MPB e também como produtor musical. O primeiro trabalho autoral foi lançado em 2001, chamado ‘Dis’ritmia‘. Em 2010, ele registrou no DVD “O Samba me Cantou“, um show completo ao lado da irmã, com repertório composto por clássicos do gênero, como “Coração Leviano“, “Tristeza pé no chão” e “Orgulho de um sambista“.
Serviço
Evento – Festival de Inverno de Amparo
Show – “Tributo a Jair Rodrigues“, com Luciana Mello e Jair Oliveira
Dia –29 de julho, Sábado
Local – Palco Principal da Praça Pádua Salles
Endereço – Praça Pádua Salles, s/n, Centro, Amparo – SP
Horário – 20h30
Entrada – Gratuita
Reportagem de Beatriz Biaggioni
Especial para o Rota das Águas