Águas de Lindoia celebra 106 anos de fundação em grande estilo com uma série de eventos entre a sexta-feira (1) e no sábado (2), data oficial do aniversário. A programação traz inaugurações, homenagens, missa e abertura do Festival de Inverno 2022, que prossegue até o dia 31 de julho, sempre aos finais de semana. Os eventos são gratuitos.
As solenidades têm início nesta sexta-feira (1) com a inauguração da praça “Vereador Pércio Fioravante”, às 17h30. Além disso, em seguida será entregue a reforma da Biblioteca Municipal e a nova iluminação do Balneário Municipal. O festival de Inverno na sexta-feira (1), às 21h, com apresentação do cover do Rei Roberto Carlos.
No sábado (2), a partir das 8h30, as comemorações têm início a solenidade de hasteamento das bandeiras e de homenagem ao fundador de Águas de Lindoia, o Dr. Francisco Tozzi, no Balneário Municipal. A partir das 10h, tem início a Missa em Ação de Graças comemorativa aos 106 anos de Águas de Lindoia na Igreja de Nossa Senhora das Graças. O primeiro final de semana do Festival de Inverno prossegue com atrações também no sábado (2) e no domingo (3). Confira abaixo:
Primeira semana
Dia 1 de julho, sexta-feira
21h: Roberto Carlos Cover – Praça Adhemar de Barros
Dia 2 de julho, sábado
6h: Banda Lira – Igreja Nossa Senhora das Graças
19h: – Banda Lira Américo Pascoli – Igreja Nossa Senhora das Graças
21h: Banda Monalliza (Cover Tim Maia) – Praça Adhemar de Barros
Dia 3 de julho, domingo
20h: Forró do Sertão – Praça padre Francisco Salvini/Bairro Bela Vista
21h: Banda Viva Las Vegas (FlashBack/Temas de Filme) – Praça Adhemar de Barros
Sobre a fundação
A estância de Águas de Lindoia comemora a fundação oficialmente no dia 2 de julho, que este ano será no próximo sábado. A data foi determinada pelo então prefeito Adolfo Mantovani por meio de lei (1.354) em 1981. Isso porque até aquele momento não existia uma data oficial para a celebração. Então foi escolhido o dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora das Graças.
O Dr. Francisco Tozzi foi o fundador da estância. Ele nasceu em Benevento, província de Nápoles, Itália, em 1870. O médico italiano chegou ao Brasil em 1900, aos 30 anos, morou em Socorro a convite de um tio, pároco da cidade. Pouco tempo depois, Tozzi soube da existência de uma nascente de água que curava feridas em um povoado próximo. A nascente ficava em um morro chamado “Águas Quentes”.
Após analisar as propriedades da água ele constatou a radioatividade das fontes e o poder curativo e adquiriu as terras ao redor das fontes, iniciando a construção de hotéis, um balneário, e passou a prestar tratamento de pacientes com águas termais. Nascia então Águas de Lindoia.