‘Rota na Educação’: Lindoia tem redações premiadas

Rota na Redação

O portal Rota das Águas criou, no início de ano,  o Projeto “Rota na Educação“.  A proposta visa incentivar o aluno no desenvolvimento de redações e aperfeiçoar a escrita, instrumento importante na vida, independente da profissão escolhida pelas crianças no futuro.

A Diretoria de Educação e Administração de Lindoia abraçou o projeto. e foi a pioneira a receber a iniciativa,  entre os nove municípios que compõem o Circuito das Águas Paulista.

As redações foram escritas pelos alunos da Rede Municipal de Ensino, mais precisamente do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Iracema de Souza Freitas. O projeto fez parte da programação comemorativa aos 52 anos de emancipação política de Lindoia.  Dentre as dez pré-selecionadas pela professora de português, premiamos com a publicação cinco delas.

A ordem de publicação das redações não é classificatória e foram transcritas. Foi autorizado pelos pais, por serem os estudantes menores de idade, o uso da imagem dos autores da redação.

O Site Rota das Águas agradece a todas as pessoas envolvidas. O projeto contou com o apoio da Diretora de Educação e Administração de Lindoia Creusa Benedita de Souza; a Diretora, Vice-diretora e professora da Escola Municipal Professora Iracema de Souza Freitas, Valéria Pirane Tafner de Moraes, Claudete Nespoli e Eliete Bubola de Paula Vitor.

 

Tema – Lindoia: uma cidade turística
Autor – Frederico Geráld de F. D. Rufino
9 ano B

“Lindoia, cidade turística e rica em água. Você já parou pra pensar o porquê desse nome “Lindóia”, ou porque o rio que corta a cidade ser denominado “Rio do Peixe”?

O nome Lindoia, primeiramente foi dado à região e somente depois tomado pelo município, vem de origem tupi, e foi concebido em forma de homenagem à uma índia eu era muito bonita e se chamava “Lindoia”. O rio que corta a cidade foi chamado antes de Rio Cezar e foi mudado por causa de ser o único rio com bastante peixes na região durante uma certa época.

Cidade com grande patrimônio hidromineral, com poucos habitantes (entre 7 e 8 mil habitantes) e apenas cerca de 50 anos de emancipação, contém vários locais muito bonitos e turísticos, como a “Garrafa”, a qual representa o grande patrimônio hidromineral, o “Cristo”, um local onde hoje tem uma visão ampla de toda a cidade, o “Grande Lago”, lugar onde as pessoas costumam pescar

Venham conhecer esse lugar!”

 

Tema – Circuito das Águas
Autora – Angel Vitória de Almeida Silotto
9 ano B

“Olá, pra você que não conhece o circuito das águas saiba que ele adentra nove cidades, sendo elas: Lindoia, Águas de Lindóia, Monte Alegre do Sul, Amparo, Pedreira, Holambra, Serra Negra, Jaguariúna e Socorro.

Foram chamadas de circuito das águas pela abundância da maior riqueza dos municípios: a água mineral, mas também por serem calmas e tranquilas, um refúgio para visitantes.

Mas o que temos para ver nessas cidades? Ótima pergunta, temos diversas cidades e seus ilustres moradores, o laguinho, a garrafa que é o símbolo representativo do principal tesouro do município e muito mais. Águas de Lindóia oferece-lhes a banho terapia, turismo rural, entre praças e parques. Amparo com a Casa do Artesanato, o Parque Ecológico, Orquidário “Dr. Paulino Recch”, jardins públicos. Serra Negra com seus trenzinhos Tia Linda e Maria Fumaça, o Cristo Redentor e o teleférico. Em Socorro pode-se apreciar o Museu Municipal, a Gruta dos Anjos e o Teatro. Em Holambra, os Moinhos Povos Unidos.  Monte Alegre do Sul as cachoeiras, os alambiques, o Mirante do Cruzeiro que é formado por 14 estações que simbolizam a Via Cruz percorrido por Cristo até o calvário, tendo início logo atrás do Santuário do Senhor Bom Jesus. O mirante do Cristo Redentor, por acesso do automóvel, propicia melhor vista da região. A noite a imagem do cristo iluminado parece estar flutuando.

Agora que você já conhece o circuito das águas venha você mesmo ver de perto tudo isso, se divertir e relaxar! ”

 

Tema – Lindoia: A essência de quem vive ali
Autora – Vitória Almeida
9 ano C

“Um lugar é só uma parte delimitada de um espaço, mas uma cidade é formada pelas pessoas que vivem ali. Para nova geração de Lindoia ver as mudanças pode muitas vezes ser difícil, porém identificar e conhecer as pessoas que ajudam nessas mudanças é mais fácil.

Pedro Tortelli Júnior, nascido em 11 de outubro de 1918, foi criado e teve grande participação no decorrer da história de Lindóia, apesar de nunca ter se candidatado a nenhum cargo político.

Homem que sempre foi rígido na criação dos filhos, mas que depois do nascimento dos netos teve uma mudança no comportamento tornando-se mais dócil. O patriarca da família Tortelli tem uma história de vida muito inspiradora! Começou como carroceiro do vilarejo e chegou a ser gerente da Caixa Econômica Estadual, tornando-se uma pessoa ainda mais influente. Além de participar de todas as emancipações e lutas de Lindoia; fazia parte dos primeiros grupos recreativos da cidade sendo músico e zagueiro.

Religioso, sério e muito disposto a ajudar na modernização de Lindoia merece ser homenageado nessa data importante”

 

Tema – Minha pequena cidade
Autora – Rafaelly Pauli
9 ano A

“Lindoia é mais conhecida por ser a Capital Nacional da Água Mineral. É uma cidade muito bela e aconchegante, marcante pelos seus pontos turísticos como o grande lago, mais conhecido por nós habitantes como “lagão”, a garrafa, o cristo entre outras belezas existentes.

Sem contar com seus hotéis e pousadas que aconchegam muitos turistas, Quem por aqui passa não deixa de conhecer a famosa ponte de arco.

Nasci e cresci nessa pequena cidade com 7.000 habitantes e amo essa calmaria que ela traz. Fico admirada com o desempenho de todos para melhorar cada vez mais a nossa cidade, pequena e tranquila. Quem por Lindoia passa, não esquece jamais”

 

Tema – Uma viagem diferente
Autora – Esther Stephani Bartolino Silva
9 ano B

“Viajar é legal, né? Principalmente para lugares novos. O turismo clássico de qualquer cidade não tem igual. Cada cidade tem seus lindos pontos turísticos onde se pode tirar variadas fotos e selfies e, é claro, fazer outras coisas.

Existem muitas e muitas cidades turísticas, mas existe uma pequena cidade no interior de São Paulo que tem seu “jeitinho”, seus pontos turísticos, tem por exemplo: uma grande garrafa, que se localiza no centro da cidade, que rende boas fotos e uma interrogação na cabeça de seus visitantes, pois, quem construiria uma garrafa daquele tamanho?

Mas é claro que isto não é tudo… a cidade tem seu “Cristo Redentor” que não é do mesmo tamanho que o do Rio de Janeiro, mas mesmo sendo pequeno é uma ótima opção de parada, ele proporciona também uma linda visão para os amantes de paisagens.

Essa pequena, linda e surpreendente cidade se encontra no circuito das águas e se chama Lindoia, sua água é muito utilizada no Brasil inteiro e já foi até pra lua, acredita?

Se você quiser uma viagem diferente, gostosa e divertida é só ira pra lá, quis dizer… pra cá.

A cidade pode ser pequena, mas pode ter certeza que aqui em Lindoia, no circuito das águas, você terá uma viagem diferente e inesquecível!

Seja bem vindo à cidade das águas: Lindoia!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *