Conhecida pela imponente geografia formada por montanhas e vales aliada a beleza das 30 cachoeiras catalogadas e abertas à visitação pública, Bueno Brandão, no sul de Minas Gerais, é um dos destinos preferidos pelos turistas. Mas não é só a natureza abundante que chama a atenção do pequeno paraíso em plena Serra da Mantiqueira. A cidade também se destaca pela gastronomia.
E para “prender” os visitantes pelo estômago, Bueno Brandão – que faz divisa com Socorro, já no Circuito das Águas Paulista – promove o 1º Festival Gastronômico Prosa de Panela, edição de Verão. O evento conta com a participação de comércios de diferentes segmentos e acontece até dia 25 de fevereiro, terça-feira Carnaval. A proposta é oferecer aos visitantes pratos inspirados no melhor estilo Comfort Food, movimento que propõe despertar as emoções por meio do paladar.
Trata-se de uma ótima oportunidade para conferir menus que resgatam a história da cidade, de antigos moradores e das memórias efetivas de cada um dos inscritos. Donos de pousadas, restaurantes, choperias e lanchonetes, padarias, cafés e pesqueiros, aceitaram o desafio de criar pratos que os remetem a momentos especiais vividos por eles. São receitas ricas em histórias e ligadas ao passado.
O festival foi idealizado por Waldirene Coutinho e executado por ela e pelo grupo de trabalho do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com parceria da Secretaria de Turismo de Bueno Brandão. “Nossa ideia é oferecer aos turistas e à população em geral pratos que remetem à infância, às boas memórias. Coisas simples que nos fazem lembrar da comida de mãe ou de vó”, explica.
De acordo com Waldirene, cada prato tem uma história, seja nos ingredientes ou no preparo. “São receitas de família ou que lembram algum fato passado, afetivamente relevante para o participante. Também há os que fazem parte da memória coletiva de Bueno Brandão, conta.
Proprietária do Rancho Bela Vista, a idealizadora do festival serve quatro diferentes pratos em seu restaurante. Entre eles, ela destaca o Bole-Bole Embananado, que ela define com um rocambole recheado de bananada, salpicado de açúcar e posteriormente caramelizado.
“É um prato que marcou minha infância em Bueno Brandão. O pomar do sítio onde eu ficava ao lado da represa onde as crianças tinham a liberdade de flutuar sobre jangadas”, recorda. Era do pomar que saíam as goiabas que a mãe de Waldirene usava para fazer a goiabada, que virava o recheio do rocambole.
“Tinha uma massa grossa coberta de açúcar que era queimado com espeto quente”, relembra. “Na hora de queimar o açúcar, a casa toda cheirava a caramelo e a fumacinha que subia parecia magia daquelas mãos de fada”, elogia a empresária que se arriscou na versão banana.
A variedade gastronômica encontrada no 1º Festival Gastronômico Prosa de Panela é extensa. Vai de drinques, entradas, sobremesas e saladas até porções, lanches e pratos quentes. Os preços são variados. Os pratos podem ser degustados no horário de atendimento de cada estabelecimento participante. As opções estão disponíveis na página do evento: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=120443629470785&id=103546624493819&__tn__=K-R.
Serviço
Evento – 1º Festival Gastronômico Prosa e Panela edição de Verão
Local – Bueno Brandão-MG
Período – Até 25 de fevereiro, terça-feira de Carnaval
Informações, pratos e participantes: Página: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=120443629470785&id=103546624493819&__tn__=K-R