O café tem forte ligação com os municípios do Circuito das Águas, onde estão alguns dos principais produtores do estado. Definida como o “combustível do mundo”, a bebida é estimulante, devido à alta concentração de cafeína, além de ser rica em antioxidantes, que evitam que as células humanas sejam oxidadas por toxinas, substâncias químicas e inflamações. O Brasil carrega o título de um dos maiores produtores de café, que nesta quinta-feira (14) celebre o Dia Mundial.
Por ser muito apreciado no país, o cafezinho ainda tem outras datas comemorativas. O Dia Nacional do Café é celebrado em 24 de maio, enquanto em 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional do Café.
Na região do Circuito das Águas Paulista, área de descendência tradicionalmente italiana, o cultivo de cafés especiais ganha espaço. A área das nove cidades possui cerca de 6.986 hectares de plantio do grão, com destaque para Serra Negra com 2.523 hectares, seguida por Socorro, com 2.365 hectares.
No calendário de festividades da região o mês de maio é marcado pela realização do Festival do Café. Neste ano, o evento será em Serra Negra, de 20 a 22 de maio. A presidente da Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (Acecap), Silvia Fonte, comemora este 14 de abril. “Para nós produtores, todas as datas são festejadas com alegria. Tudo é motivo para falar sobre café e reunir amigos para tomar um delicioso cafezinho”, comenta a também coordenadora do festival.
Após dois anos sem edições por conta da pandemia de covid-19, a atração volta a ser realizada em 2022. “Com todos os efeitos da natureza que passamos neste último ano, com certeza não iremos produzir as 191.617 sacas que produzíamos antes. Mas mesmo nos momentos difíceis após enfrentarmos geadas, chuvas de granizo, estiagens, custos altos de insumos, o produtor carrega em si uma perseverança e acredita sempre que tudo poderá melhorar”, diz Silvia.
Festival em maio
Realizado anualmente na praça João Zelante, o festival conta com produtores de café do Circuito das Águas expondo e comercializando seus produtos. O evento é responsável por apresentar novidades da área, como alimentos diferenciados que utilizam o grão como base.
Haverão cervejas artesanais, geleias, doces e salgados cujo ingrediente principal é a bebida. Além disso, será possível encontrar licor e cachaça de café e também cápsulas de cafés especiais.
Em maio, o público poderá vivenciar a experiência de tomar café feito por vários métodos de extração. Estão confirmadas palestras do barista e mestre de torras Fernando Moreira, da Sirkel Coffee, no sábado (21) e domingo (22), às 13h. Ele deve abordar os diferentes métodos de preparo de um bom café. O evento contará ainda com shows musicais .
Sobre a ACECAP
A Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (ACECAP) é uma organização regional com 47 membros associados. Seus integrantes vêm dos nove municípios que compõem a região do Circuito das Águas, área que tem uma grande representatividade na produção do grão no Estado de São Paulo.
As sacas de café originárias do Circuito vêm em sua maioria de produtores familiares, havendo cerca de 1.762 produtores na região, de acordo com dados do Levantamento da Unidade Produtiva Agropecuária do Estado de SP (Lupa), realizado entre 2016 e 2017.