O ano de 2019 chega repleto de planos para a cantora e compositora Lyra Grazie. Entre os projetos almejados pela artista de Amparo estão o lançamento de um novo trabalho e a intenção de voltar a se apresentar na Europa.
“A ideia é compor o CD com músicas tradicionais e, desta vez, apenas uma autoral. Também tenho intenção de fazer shows para a divulgação, inclusive, em Portugal”, revela.
Enquanto esboça o repertório do futuro disco, ainda sem nome, a cantora celebra o sucesso do álbum lançado em 2015, intitulado “Lyra”. Nele, a artista mostrou suas fortes influências culturais, além de seu potencial no estilo folk.
“Em ‘Lyra’ misturo algumas de minhas influências celtas, renascentistas, entre outras. Já para o próximo disco, a ideia é trazer algo totalmente diferente”, comenta Lyra Grazie.
Das dez faixas de “Lyra”, a musicista brinda o público com trabalhos autorais em seis delas. São composições que se baseiam em histórias, como o amor da artista pelas flores em “Fields of Flowers”, até uma homenagem em oração adaptada à música, em “São Miguel Arcanjo”.
Além do repertório autoral, o disco de 2015, traz versões próprias de algumas canções tradicionais inglesas e irlandesas, como as faixas “Avalon”, “Greensleeves” e “Os Belos Jardins”.
Lyra Grazie cita como uma de suas grandes referências no folk a cantora, compositora, pianista e harpista Loreena McKennitt. A comprovação vem em “Noite de Todas as Almas”, versão feita pela brasileira de “All Souls Night”, da artista canadense.
“Optei por investir no folk quando ouvi a Loreena pela primeira vez. Suas músicas me levaram para outras épocas, uma viagem no tempo. Senti isso muito forte em mim e, assim, decidi que seguiria essa linha”, explica.
Além de ”Lyra”, a cantora já tem outros dois trabalhos gravados em versão “demo”. Sua carreira ganhou projeção internacional em 2016, ano que Lyra Grazie esteve na Europa, com quatro shows em Portugal.
Ela marcou presença no Festival Folk Celta, de Ponte da Barca; no Festival Lombada, na Igreja de São Miguel Arcanjo (Aldeia de Palácios), em Bragança; no Bar “O Celta”, no interior do Castelo de Bragança, e no Festival Farpa (Pombal de Anciães), em Carrazeda de Ansiães, onde fez muito sucesso.
Seu currículo também revela experiências bem-sucedidas em shows em São Paulo, como na Folk Fair, e, também na região, como na Casa do Teatro, em Amparo, onde fez o lançamento do CD “Lyra”; no Jazz Café, em Itapira; no Observatório e Milord Taverna, casas de Campinas, além da apresentações no Australis Pub, Saint Patrick’s Day, em Amparo, e, por fim, na Expoflora, em Holambra.
As músicas do CD “Lyra”, de Lyra Grazie, estão disponíveis nas plataformas digitais de música, como: Spotify, Apple Music, Deezer, entre outras, e no sitewww.lyragraziefolkmusic.com.