Um temporal atingiu Socorro na noite de segunda-feira (2) e provocou estragos principalmente na área central da estância do Circuito das Águas Paulista. A água invadiu casas e lojas e arrastou carros. De acordo com a prefeitura de Socorro, ninguém se feriu.
O trabalho de limpeza, que começou assim que a chuva diminuiu, virou a madrugada e prossegue ao longo desta terça-feira (3). O cenário é de muita lama e destruição. Alguns comerciantes relataram que perderam tudo. Os prejuízos totais ainda não foram estimados.
Segundo cálculo do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) foram cerca de 137 milímetros em três horas. A chuva, que registrou o maior volume para um dia desde 2020, começou às18h10 e só parou às 21h10.
Em nota oficial, a administração municipal informou que foram registrados 16 pontos de alagamento e ao menos 10 desmoronamentos. A rodovia que liga Socorro a Lindoia chegou a ser interditada por causa da queda de uma encosta. Na manhã desta terça-feira (3) a via já havia sido liberada para o trânsito, mas exige cuidados por parte dos motoristas.
Força-tarefa formada por equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal e prefeitura de Socorro, além de homens das prefeituras de Águas de Lindoia, Lindoia e Monte Alegre do Sul atuam nas ruas e avenidas atingidas e monitoram aos bairros da estância.
O ginásio municipal de esportes de Socorro foi aberto para receber eventuais desabrigados e fornecer ajuda e informações. O prédio fica na rua Halin Feres, 340 ao lado do Centro de Saúde. O contato pode ser feito pelo telefone (19) 9.9782-3080. A previsão indica a chance de mais chuva para toda a região nas próximas horas.