O grupo “Quadradinhos de Amor”, de Serra Negra”, surgiu em março de 2019 e hoje conta com 108 crocheteiras e tricoteiras, com idade entre 16 e 95 anos, As participantes não são só moradoras da estãncia, mas também de cidades vizinhas como Monte Alegre do Sul, Itapira, Campinas e Atibaia. Há também integrantes de municípios mais distantes como São Paulo e São José do Rio Preto.
Em sua trajetória, o grupo já desenvolveu ações relacionadas ao Outubro Rosa e também ao Natal. O coletivo voluntário confecciona mantas, gorros, cachecóis, casaquinhos de bebê e meias para doação. Até o momento, o movimento solidário já produziu e doou cerca de 5 mil peças feitas de crochê ou tricô.
O objetivo principal da organização, além de fazer peças, é valorizar o trabalho manual, ensinar crochê, tricô e bordado e levar alento à pessoas que passam por dificuldades, através de acolhimento, interação humana e trabalho coletivo.
Segundo a artesã e fundadora do coletivo em Serra Negra, Mônica Conti Lopes, as colaboradoras atuam na confecção das peças e na ajuda para a compra da lã.
O projeto filantrópico “Quadradinhos do Amor” tem grupos espalhados pelo Brasil todo, com pontos de trabalho em diversas cidades, como Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo. Interessados em se juntar ao coletivo de Serra Negra podem entrar em contato via WhatsApp pelo número (19) 9.9899-1747.