Musicista de Amparo faz ‘vaquinha’ para ir à Itália

Musicista de Amparo faz concerto em prol de estudos
Vivian Schionato, de Amparo, vive o sonho de estudar no Conservatório "Giacomo Puccini", em Gallarate, na Itália (Foto: Arquivo pessoal)

A musicista de Amparo Vivian Schionato está diante  da oportunidade de sua vida após receber convite de ser aluna do Conservatório “Giacomo Puccini”, em Gallarate, na Itália. As aulas começam em novembro deste ano e para realizar o sonho profissional e ainda levar o nome de Amparo à Europa, ela está diante de um desafio: o de se manter na Itália.

Por isso, organizou uma “vaquinha” online, por meio do link (clique aqui). Também é possível contribuir através da chave do pix vivian.flauta@gmail.com. Segundo a jovem, qualquer ajuda é válida.

Para bancar o aprendizado que a levará para um outro patamar no universo da música, Vivian terá que pagar1400 euros da taxa anual do conservatório, 271 euros de taxa de matrícula, 206 euros de valor a ser comprovado para entrar no país, passagem e o custo da permanência nos seis primeiros meses, até que ela consiga um trabalho. Um euro é equivalente a R$ 5,20 no câmbio atual.

“O processo para que eu chegasse até aqui não foi nada fácil. Me exigiu muito sacrifício e da minha família também, que sempre me ajudou em todos os momentos, mas que agora não tem condição de arcar com toda estas despesas,” comenta.

Carreira na música

Vivian Schionato começou a estudar música no projeto gratuito “Ciranda Criança” com 8 anos na escola onde estudava. Aos 10 anos iniciou os estudos de flauta transversal na Banda Marcial de Amparo (Bamma). Depois passou para o Conservatório Integrado de Amparo. Participou de vários grupos na região, fez parte da Orquestra Circuito das Águas (OCA), onde teve a oportunidade de solar um concerto para flauta e tocar peças como “O Quebra Nozes”.

Com 16 anos, foi aprovada para estudar na Escola Municipal de Música de São Paulo, uma das melhores da América Latina. Vivian relata que foi um período desafiador.

“Não foi nada fácil conciliar minhas viagens a São Paulo com essa idad. Depois de uns meses eu consegui ir sozinha, duas vezes por semana, conciliando também o ensino médio em Amparo”, diz. Na capital, a jovem participou da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal e do Coro Jovem da Escola, chegando a se apresentar no Theatro Municipal de São Paulo.

Vivian participou também de concursos, festivais e masterclasses, como o Concurso da Orquestra Jovem do Bixiga, no qual conquistou o  primeiro lugar. Atualmente estuda na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMMSP) e faz bacharelado em flauta transversal na Universidade Estadual Paulista (Unesp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *