Propriedades da região do bairro dos Moraes, em Socorro, amanheceram com geada na manhã desta terça-feira (14). Os termômetros chegaram a registrar 4ºC, de acordo com dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro). Esta foi a segunda geada do ano na estância. A primeira foi em maio e mais forte.
As imagens feitas pelo coordenador da Defesa Civil de Socorro, Lourenço do Prado, mostra a vegetação coberta por uma fina camada de gelo.
O frio atingiu toda a região do Circuito das Águas Paulista, mas de forma mais drástica em pontos de Socorro, Serra Negra e Monte Alegre do Sul. Conforme o Ciiagro, Monte Alegre do Sul registrou 2,1ºC, às 7h, enquanto Serra Negra 4,3Cº, às 6h.
De acordo com o meteorologista Bruno Bayni, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, em Campinas, a tendência é que a temperatura volte a subir a partir desta quarta-feira (15).
Ainda de acordo com o Centro, está prevista a passagem de um sistema de baixa pressão na média e alta troposfera, mas sem indicativos de chuva para a região.
Chuvas são esperadas entre sábado (18) e segunda (20) ou terça-feira (21), pela presença de uma frente fria estacionária sobre o estado, mas que não deve acarretar declínio nas temperaturas associado à entrada de ar frio.
No entanto, as temperaturas devem ficar amenas e com baixa amplitude devido à maior nebulosidade e ocorrência de chuvas.
Registros da geada feitos por Lourenço Luís do Prado, coordenador da Defesa Civil de Socorro