O evento “Equidade Social, acessibilidade e suas interfaces” acontece nesta quarta-feira (21) no auditório do Serviço Espírita de Proteção a Infância (SEPI), em Amparo. A programação começa às 18h30 e conta com palestras e roda de conversas. A participação é gratuita. A realização é do Conselho Municipal dos Direitos da pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Amparo, Amigos dos Autistas, Apae, e Associação Mulher Unimed.
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído em 1982 e oficializado em 2005 por meio da lei 11.133. A data coincidi propositalmente com o início da primavera e com o Dia da Árvore, que representam o renascer e a renovação, usado com simbologia para as reivindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena da sociedade.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há no país 1.271.381 eleitores declarados com deficiência. Desse total, 427.729 são voltados à locomoção, 186.647 deficiência visual, 111.813 pessoas declararam possuir deficiência auditiva, além de 62.510 diagnosticados com alguma dificuldade.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através de seu site oficial, prometeu divulgar às 10h de quarta-feira (21), pela primeira vez, o estudo Pessoas com Deficiência e as Desigualdades Sociais no Brasil, que traz a caracterização sociodemográfica das pessoas com deficiência, abordando dimensões importantes para o bem-estar, como trabalho, educação, saúde, participação e gestão, rendimento e moradia.
Serviço
“Equidade Social, acessibilidade e suas interfaces”
Local: Auditório do SEPI – Serviço Espírita de Proteção à Infância
Endereço: Rua Deputado Narciso Pieroni, 560, Centro, Amparo-SP
Dia: 21 de setembro, quarta-feira
Horário: das 18h30 às 21h30
Entrada: Gratuita
Programação
18h: Credenciamento, recepção e coffee
18h30: Abertura oficial
18h40 às 21h: Palestras
21h às 21h30: Roda de conversa
Palestrantes:
Michele Cristina Leardini
Formada em Serviço Social, atuou no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência em Campinas.
Dalila Reis Barbosa
Enfermeira especialista em saúde pública. É articuladora de Educação Permanente da Rede de Saúde de Amparo.
Eliane de Souza Ramos
Professora e fonoaudióloga, educacional e clínica, mestra e doutora em Educação pela Unicamp. Atua como assessora no Programa de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Amparo. Pesquisadora no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP-Unicamp) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI-UFMS).
Maria da Penha de La Corte
Professora aposentada, atuou no magistério por mais de 30 anos. É uma das fundadoras da Associação Amigos dos Autistas de Amparo.
José Eduardo Lanuti
Doutor em Educação pela Unicamp, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Presidente da Comissão de Multidisciplinar Permanente de Acessibilidade da UFMS.