Circuito das Águas

Pedreira

Foto: Divulgação/PMP
Pedreira

A encantadora Capital da Porcelana é um dos municípios mais atrativos do Circuito das Águas. O turismo de compras, o religioso e o rural fazem da cidade destino certo o ano inteiro.

Um passeio pelo pulsante comércio é apenas uma das incontáveis atrações que Pedreira oferece ao turista. A cidade é conhecida por oferecer uma rica variedade de artigos para decoração doméstica, adornos, artesanato e louças. Para isso conta com pelo menos 450 estabelecimentos.

Os produtos oferecidos em madeira, ferro, faiança, alumínio, gesso, resina, cerâmica, vidro, plástico, entre outros materiais, atraem pessoas de todo o Brasil, independente da época do ano.

Pedreira está situada entre montanhas da chamada zona cristalina das estâncias hidrominerais e apresenta ao turista um visual único e peculiar. Com 45.579 mil habitantes (número de 2015), o município faz divisa com Campinas, Jaguariúna, Amparo e Morungaba.

O atual território, onde localiza-se Pedreira, pertencia a Amparo. No início do século XIX, a área rural era propriedade de João Pedro de Godoy Moreira, pai do fundador da Vila de Pedreira em 1889.

A história diz que até hoje muita gente acredita que o nome Pedreira tenha surgido por conta de o município estar encravado em uma região rochosa, cheia de pedras. A realidade é que o batismo vem, graças aos Pedros da família do fundador: João Pedro, pai e filho, e os irmãos Bento Pedro, Antonio Pedro e José Pedro.

PONTOS TURÍSTICOS

Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira
Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira

MUSEU HISTÓRICO E DA PORCELANA DE PEDREIRA

Através da fotografia, da imigração italiana, do comércio, da educação e da ferrovia, o acervo conta a história de Pedreira.

Endereço: Praça Cel. João Pedro, n. 102,  Centro, Pedreira – SP

CASA DO PADRE ALEXANDRINO

A casa pertenceu ao primeiro padre de Pedreira, Alexandrino Felicíssimo do Rego Barros. A casa tem diversas pinturas do artista Pedro Gallinaro.

Endereço: Praça Coronel João Pedro, s/n, Centro, Pedreira – SP

CASA DO CORONEL JOÃO PEDRO DE GODOY MOREIRA

Construída entre 1893 e 1894 foi a residência do fundador de Pedreira. Após seu último restauro, abriga uma loja de produtos artesanais.

Endereço: Praça Coronel João Pedro, nº 01, Centro, Pedreira – SP

PRAÇA CORONEL JOÃO PEDRO

A praça leva o nome do fundador da cidade. Nela encontram-se antigas construções como a estação de trem, sobrado que abriga o Museu, a casa onde se instalou o primeiro hotel, a casa do primeiro padre e a casa onde residiu o fundador do município.

Endereço: Praça Coronel João Pedro, n. 1,  Centro,  Pedreira – SP

ESTAÇÃO DA COMPANHIA MOGIANA DE ESTRADAS DE FERRO

Inaugurada em 15 de novembro de 1875, contou com a presença do presidente da Província de São Paulo, de Sebastião José Pereira.  Foi de grande importância para região, pois a Cia Mogiana escoava a produção agrícola. Os trilhos da ferrovia foram desativados em 1967, e atualmente é sede do Posto de Informação Turística, da Feira de Arte e Artesanato e do Banheiro Público.

Endereço: Praça Coronel João Pedro, n. 1,  Centro, Pedreira – SP

CAPELA BOM JESUS

Construída em 1896, possui imagem de Bom Jesus, trazida da França, pela família do fundador.

Endereço: Ruas Elisa Serafim e Bom Jesus, s/n,  Vila Canesso, Pedreira – SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA

Antiga sede de fazenda cafeeira datada de 1834. Foi habitada,  primeiro Intendente (Prefeito) de Pedreira, por Emiliano Pires de Ávila. Abrigou por muitos anos, a Prefeitura e as dependências da Câmara Municipal.

Endereço: Praça Epitácio Pessoa, n. 3,  Centro,  Pedreira – SP

COMPLEXO TURÍSTICO DO MORRO DO CRISTO

O acesso ao morro existe desde 1932, quando os soldados constitucionalistas implantaram nele as suas trincheiras. No local  encontra-se ainda a Praça Nossa Senhora Aparecida, além do monumento à Revolução Constitucionalista e,  o portal de entrada semelhante às construções de Jerusalém.

Endereço: O acesso é feito pela Avenida Joaquim Carlos, s/n, Centro,  Pedreira – SP

MONUMENTO AOS EXPEDICIONÁRIOS

Inaugurado na década de 1960 retrata o símbolo da FEB – Força Expedicionária Brasileira e homenageia os cinco expedicionários pedreirenses – João Baccareli, Casto Cau, Fernando Cassaro, José Maria Lopes e Caetano Vicentini, que defenderam o Brasil, nos campos italianos, durante a Segunda Guerra Mundial.

Endereço: Praça Santana, s/n, Centro, Pedreira-SP

PRAÇA JOSÉ STRANIERI

A área é remanesceste da Fazenda São José. Abrigou a sede do Corinthians Esporte Clube de Pedreira. Atualmente no local funcionam estabelecimentos comerciais.

Endereço: Rua Antonio Pedro, s/n, Centro,  Pedreira – SP

IGREJA MATRIZ SANT´ANA

Construída entre os séculos XIX e XX em estilo neogótico, possui belos vitrais que retratam passagens bíblicas, além de pinturas na Capela do Santíssimo realizada por artistas locais

Endereço: Está localizada entre as ruas Siqueira Campos e Antonio Vicente Castello, Centro, Pedreira-SP

CAPELA NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

Localizada no Bairro de Entre Montes, a capela possui imagens de santos franceses e portugueses, além do altar mor esculpido em madeira.

Endereço: Estrada Municipal Basílio Vieira Godoy, km 6, Pedreira-SP

Igreja Santa Rita de Cássia - Pedreira
Igreja Santa Rita de Cássia – Pedreira

IGREJA SANTA RITA DE CÁSSIA

Foi inaugurada em 1957. Localiza-se na  vila operária da antiga empresa Nadir Figueiredo.  Durante a procissão, em louvor à santa, recebe grande número de devotos da cidade e da região, que percorrem as ruas da cidade.

Endereço:Avenida Wanderley José Vicentini

CURIOSIDADES

Na família do fundador de Pedreira, Coronel João Pedro de Godoy Moreira, havia muitos filhos com o nome de Pedro. Daí a origem do nome do município. Uma homenagem aos Pedros.

A cidade conta com 450 empresas que produzem peças de porcelana, vidro, gesso, cerâmica, entre outros

São produzidas cinco milhões de peças ao mês, que representa 50% da produção de porcelana nacional

Entre as primeiras indústrias de porcelana da América latina está a Fábrica de Louças Santa Rita, de propriedade da família Rizzi, de Pedreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *