Sorvejeiros pede respeito às mulheres na folia em Amparo

Sorvejeiros pede respeito às mulheres na folia em Amparo
Bloco Sorvejeiros faz campanha contra a violência e assédio às durante o Carnaval em Amparo (Foto: Divulgação)

O Carnaval de Amparo se destaca especialmente pela participação expressiva e irreverência dos blocos que arrastam centenas de foliões pelo centro da estância. Em 2025, chama a atenção o Sorvejeiros, facilmente identificado na multidão pelo abadá laranja. Além  da alegria contagiante, o mais importante é saber que o grupo de amigos tem algo a dizer.

Este ano o bloco leva para as avenidas o lema “No Carnaval e sempre, não é não”, em apoio à campanha baseada na lei federal de 2023 e que tem como objetivo prevenir o constrangimento, o assédio e a violência contra a mulher não só durante a festa mais popular do Brasil, mas também no dia a dia.

O Sorvejeiros, que também conta com a presença de homens, desfaia o calor e “invade” as vias de Amparo com muita animação para distribuir adesivos que estampam a frase. A intenção é impulsionar e, principalmente, educar à população sobre a importância da união nesta internável luta. Nem que para isso seja necessário estalar os grandes leques negros para chamar a atenção.

O Bloco Sorvejeiros surgiu em 2018 por meio de um grupo de pessoas da família “Oliveira e adjacentes”. A ideia inicial era simplesmente  “curtir”  o Carnaval juntos,  vestindo camisetas iguais. Mas o encontro despretensioso ganhou força em 2019 e além dos Oliveiras, ganhou o reforço de dezenas de sobrenomes, que batizavam os amigos e amigos dos amigos.

Sorvejeiros pede respeito às mulheres na folia em Amparo
Grupo de amigos também aderem à causa (Foto: Divulgação)

Em 2024, o Bloco Sorvejeiros se mobilizou na campanha solidária ao Rio Grande do Sul, castigado pelas enchentes, através da arrecadação de água. Ainda mais forte, em 2025, o bloco usou as redes sociais para postar imagens sobre a conscientização necessário durante o Carnaval, como cuidados básicos para a folia e também lembrar sobre o respeito às pessoas, sem nunca se esquecer do tema princpal: “No Carnaval e sempre, não é não”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *