No ritmo de antigas marchinhas, axé e tradicionais sambas enredos, o “Siricutico da Onça” promete arrastar milhares de foliões à Praça Umbelina Bueno, no Centro, em Jaguariúna. As apresentações acontecem no sábado (10), e na terça-feira (13), das 17h às 21h. A entrada é gratuita.
A presença do bloco no principal espaço público da cidade do Circuito das Águas Paulista pode ser considerada o ponto alto das comemorações carnavalescas no município.
É que Jaguariúna não promove em 2018 o chamado Carnaval oficial, sob a justificativa de conter despesas. Isso já havia ocorrido em 2017. Então, mais uma vez, entra em cena o “Siricutico da Onça”, com a certeza de não deixar o período da festa mais popular do País passar em branco.
O bloco foi fundado em 2016 a partir de uma intervenção feita por atores e atrizes do tradicional Grupo Já de Teatro. Caracterizados, eles recebiam turistas que chegavam ao Centro Cultural Zi Cavalcanti, em Jaguariúna, de Maria Fumaça.
Membros da Banda Batuscada, de músicos da cidade e de pessoas, que têm o Carnaval como paixão, também influenciaram para que o “Siricutico da Onça” se transformasse em bloco.
E por que “Siricutico da Onça”? O nome está ligado aos bastidores do teatro. “Os integrantes do Grupo Já de Teatro tinham a mania de dizer que estavam com siricutico antes de entrar em cena. Era uma forma de expressar o frio na barriga, o nervosismo nos minutos que antecediam as apresentações”, explica diretor do Grupo Já de Teatro, Marcelo Masselani.
Mesmo com o pouco tempo de atividade, mudanças já são percebidas. O bloco não é mais exclusivamente ligado ao Grupo Já de Teatro. Tem uma gestão própria, pelo menos 30 colaboradores e conta com bateria, criada a partir de oficinas, além da presença de músicos voluntários.
O mais importante, porém, é que as propostas de promover um Carnaval democrático e de resgatar a tradição de antigas festas interioranas e a nostalgia dos subúrbios cariocas não se perderam.
Ao contrário de 2017, ano em que o bloco desfilou pelas ruas, as apresentações em 2018 serão em um palco montado na praça, uma espécie de baile ao ar livre. “As pessoas podem levar suas fantasias, seus blocos para se divertirem com a gente”, diz Rafaela Melo, uma das organizadoras do bloco.
O evento terá os serviços da Guarda Civil Municipal (GCM), dos agentes do Departamento de Trânsito e Transportes (Detransp) e de parte do efetivo da Polícia Militar (PM).

Serviço
Evento – Carnaval com o Bloco “Siricutico da Onça”
Local – Praça Umbelina Bueno
Endereço – Praça Umbelina Bueno, s/n, Centro, Jaguariúna-SP
Dia – 10 e 13 de fevereiro (sábado e terça-feira)
Horário – 17h
Entrada – Gratuita